2015-06-22 L’Osservatore Romano
Um verdadeiro regresso a casa. Uma viagem aos lugares da infância dos avós e dos pais. Uma etapa nos santuários-símbolo da cidade de Turim, como a catedral que hospeda o Sudário, a basília da «Consolata» que guarda a imagem milagrosa de Nossa Senhora, Valdocco que conserva o corpo de Don Bosco e o Cottolengo, com as memórias do santo da caridade e da providência.

O itinerário percorrido por Francisco na visita pastoral de domingo 21 e segunda-feira 22 de Junho, foi o mesmo que, antes de ser eleito Papa, Jorge Mario Bergoglio realizou todas as vezes que veio à Itália. A tal propósito, foi significativa a visita à igreja de Santa Teresa, tão querida ao Pontífice porque nela o seu pai foi baptizado e os seus avós casaram. E no ano do Sínodo sobre a família o gesto assume um significado ainda mais profundo.
Um regresso a casa, como o próprio Pontífice o definiu, caracterizado por um acolhimento que foi muito além das expectativas. «Cada encontro – disse na manhã de segunda-feira ao sair do templo valdense – foi muito importante: com o mundo do trabalho, com a família salesiana, com os jovens e com a comunidade do Cottolengo. Encontros que assumiram um valor particular no contexto do grande momento de oração silenciosa diante do Sudário e o de hoje de manhã com os irmãos e irmãs valdenses. Teve um grande valor para mim a visita à igreja de Santa Teresa, onde os meus avós paternos se casaram e foi baptizado meu pai, Mario».
Este voltar às raízes não podia deixar de prever o encontro com cerca de trinta parentes: seis primos carnais com as próprias famílias. Francisco saudou-os um por um no arquiepiscopado, celebrou a missa para eles no episcópio e almoçou com alguns deles.
A manhã de segunda-feira teve início no sinal do ecumenismo, com a visita ao templo valdense localizado na avenida «Vittorio Emanuele II». Tratou-se de um gesto altamente simbólico e fraterno. Que fez ruir mais um bocadinho daquele muro que com frequência impede o itinerário rumo à unidade. Porque de verdadeiro caminho se trata quando se quer alcançar a comunhão entre os cristãos, como garantiu o Papa no seu discurso.
Nicola Gori
Fonte: News.VA
Nenhum comentário:
Postar um comentário