quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

LIturgia Diária- COR LITÚRGICA: VERDE -3ª Semana Comum | Quinta-feira

Primeira Leitura (2Sm 7,18-19.24-29)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Depois que Natan falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo 18foi assentar-se diante do Senhor, e disse: “Quem sou eu, Senhor Deus, que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 19Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus!

24Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus. 25Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste a teu servo e à sua casa, e faze como disseste! 26Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: ‘O Senhor todo-poderoso é o Deus de Israel’. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença. 27Pois tu, Senhor todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo: ‘Eu te construirei uma casa’. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração.

28Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa a teu servo, 29abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


 Responsório (Sl 131)

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó:

— “Não entrarei na minha tenda, minha casa, nem subirei à minha cama em que repouso, não deixarei adormecerem os meus olhos, nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, até que eu ache um lugar para o Senhor, uma casa para o Forte de Jacó!”

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!

— Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”




Evangelho (Mc 4,21-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +  segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.



Compreendendo e Refletindo

“Naquele tempo, Jesus disse à multidão: ‘Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo que está em segredo deverá ser descoberto” (Marcos 4,21-22).

Respondendo a pergunta de Jesus: Não! A lâmpada foi feita para iluminar, uma luz não pode ser colocada debaixo de uma cama, não pode ser colocada escondida. Essa pergunta que Jesus faz está respondida. Costumamos esconder a lâmpada ou temos medo de acendê-la em nossa vida, sobretudo na nossa humanidade; temos muita dificuldade de encarar a nossa verdade, de olhar aquilo que nós precisamos mudar em nós, mas com muita coragem. Não queremos ver o que está escondido dentro de nós, temos muita dificuldade.

Na vida cristã, isso se manifesta através do medo de uma confissão, de uma direção espiritual, de receber uma oração, de uma partilha do coração, falar do coração, uma partilha num grupo, medo de ler a Palavra de Deus, de parar para escutar Deus, talvez num retiro. Isso pode se manifestar assim, porque temos medo de enxergar o que existe dentro de nós, temos medo de enfrentar o que nós precisamos mudar e, muitas vezes, impedimos que a luz de Cristo brilhe em nós.

Deus é luz, e onde Ele chega com a Sua luz, chega a libertação, a salvação e a mudança de vida

Isso pode acontecer também na vida social, pessoas que têm medo de uma terapia, medo de se abrir com alguém com profundidade, de falar de si, de colocar algo de si, por isso colocamos a luz, muitas vezes, em lugares errados, como cita Jesus na pergunta: debaixo da cama, do caixote… Aqui, poderíamos dizer hoje: nós gostamos de colocar, muitas vezes, a luz na vida dos outros, nos problemas dos outros, nós colocamos luz nas realidades da vida do outro, mas não gostamos de colocar a luz nos nossos problemas, deixamos de cuidar da alma e do coração porque não queremos ver a verdade.

A mudança requer sinceridade e autenticidade; são palavras muito importantes: sinceridade e autenticidade, deixar a luz penetrar em tudo, não apenas em pedaços de nós, partes de nós, mas deixar a luz de Cristo iluminar todo o nosso ser. Tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Você não precisa dizer tudo para todos, mas, pelo menos, você diga tudo de você para uma pessoa, para alguém que você ama e confia, porque sabemos que o mal vive nas trevas, mas Deus é luz, e onde Ele chega com a Sua luz, chega a libertação, a salvação e a mudança de vida.

Permita, hoje, que a luz de Cristo ilumine você, permita que a força desta Palavra atinja o seu coração, atinja a sua vida no mais profundo do seu ser e traga para você a experiência de uma vida nova, de uma libertação.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira- Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário