No início de outubro, o mês de Maria, foi lançado um novo e-book do Rosário para rezar em tempos de pandemia e de doença. O Rosário de Crise e Saúde pode ser descarregado gratuitamente como livro electrónico, em formato EPUB, MOBI ou PDF a partir do website www.aleteia.org
Na festa de Santa Teresa de Lisieux, santa padroeira dos missionários católicos, foi lançado um novo Rosário convidando todos a rezar por todos aqueles que foram afetados pela pandemia do coronavírus e outros tipos de doenças. Designado por o Rosário pela Crise e Saúde é um e-book cujos conteúdos foram escritos pelaCOVID-19: Comissão do Vaticano. Também a 7 de outubro, na festa de Nossa Senhora do Rosário, estará ainda disponível como um Rosário em áudio-guia no Click To Pray eRosary, a app gratuita que o ajudará a rezar esta oração mariana, cujos conteúdos foram criados pelaRede Mundial de Oração do Papa e desenvolvida pela GTI.
A importância de rezar o Rosário em tempos de pandemia
Desde que a pandemia da COVID-19 atingiu o mundo no início de 2020, muitos países têm sofrido grandemente. Não só devido à urgência sanitária, que tirou inúmeras vidas, mas também derivado às consequências socioeconómicas que continuam a atingir todo o mundo. Desde este surto que o Papa Francisco tem insistido na necessidade de rezar nestes tempos difíceis. A 30 de maio, apelou a toda a humanidade que rezasse em conjunto pedindo ajuda divina durante a pandemia do coronavírus e guiou a oração do Rosário diante da gruta de Lourdes nos jardins do Vaticano. Fê-lo acompanhado de um médico, uma enfermeira, um doente recuperado e uma pessoa que perdera um membro da família com a COVID-19:
“Na presença da dramática situação, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção.”
PAPA FRANCISCO
O Santo Rosário em tempos de pandemia
Ciente da era digital em que vivemos, este novo e-book pretende ajudar os fiéis a chegar até Maria, nossa Mãe, e contemplar cada mistério à luz de um mundo em crise provocado pela COVID-19 e dos cenário dramáticos no horizonte.
Por conseguinte, o que os leitores encontrarão no e-book do Rosário pela Crise e Saúdesão testemunhos reais de pessoas afetadas pela pandemia, em várias formas. Os escritores, membros daCOVID-19: Comissão do Vaticano, pretenderam guiar os crentes unindo algumas das histórias dolorosas e difíceis de pessoas de todo o mundo à contemplação dos diferentes mistérios do Rosário.
Ao rezar, o leitor irá tomando conhecimento de algumas histórias pessoais comoventes: por exemplo, a história de Juan, que perdeu o emprego na segunda semana da emergência do coronavírus. Era a terceira vez que ficara sem nada em menos de um ano, e não conseguia aceitar a situação. Ficou cada vez mais deprimido e o seu ânimo era muito baixo. A esposa de Juan ficou resolutamente a seu lado repetiu vezes sem fim que confiava nele e que se orgulhava da sua forma de lutar. Enquanto esperam encontrar alguma coisa conseguem viver ambos com o modesto salário dela. Ela não o abandonou e é a âncora que lhe permite a ele continuar a acreditar em si mesmo. Perante esta experiência, perguntaram-nos: Já senti algumas vezes a força de Cristo na minha fraqueza? O que me prometeu Ele durante o correr da minha vida? Lembro-me das suas promessas em momentos mais difíceis?
O Padre August Zampini, Secretário Adjunto doDicastério para Promover o Desenvolvimento Integral do Ser Humano e um dos coordenadores da COVID-19: Comissão do Vaticano, disse: “Estes são tempos de sofrimento, divisão e incerteza. Mas ao mesmo tempo, este momento de desafios é uma oportunidade para mudarmos e nos prepararmos para um futuro mais saudável. Com o nosso olhar fixo em Jesus e contemplando os mistérios luminosos, dolorosos, alegres e gloriosos da Sua vida, podemos abraçar a esperança do Reino de Deus que nos abre novos horizontes. Guiados pela Virgem Maria, que soube como guardar tudo no seu coração sofredor, vamos reunir-nos em oração enquanto trabalhamos para o bem-estar das pessoas, das instituições e do planeta.”
- Fonte: Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário