Primeira Leitura (1Sm 9,1-4.17-19;10,1a)
Leitura do Primeiro Livro de Samuel.
9,1Havia um homem de Benjamin, chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, um benjaminita, homem forte e valente. 2Ele tinha um filho chamado Saul, de boa apresentação. Entre os filhos de Israel não havia outro melhor do que ele: dos ombros para cima sobressaía a todo o povo.
3Ora, aconteceu que se perderam umas jumentas de Cis, pai de Saul. E Cis disse a seu filho Saul: “Toma contigo um dos criados, põe-te a caminho e vai procurar as jumentas”. Eles atravessaram a montanha de Efraim 4e a região de Salisa, mas não as encontraram. Passaram também pela região de Salim, sem encontrar nada; e, ainda pela terra de Benjamin, sem resultado algum.
17Quando Samuel avistou Saul, o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem te falei. Ele reinará sobre o meu povo”. 18Saul aproximou-se de Samuel, na soleira da porta, e disse-lhe: “Peço-te que me informes onde é a casa do vidente”. 19Samuel respondeu a Saul: “Sou eu mesmo o vidente. Sobe na minha frente ao santuário da colina. Hoje comereis comigo, e amanhã de manhã te deixarei partir, depois de ter revelado tudo o que tens no coração”.
10,1aNa manhã seguinte, Samuel tomou um pequeno frasco de azeite, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o dizendo: “Com isto o Senhor te ungiu como chefe do seu povo, Israel. Tu governarás o povo do Senhor e o livrará das mãos de seus inimigos, que estão ao seu redor”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo Responsorial (Sl 20)
— Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra!
— Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra!
— Senhor, em vossa força o rei se alegra; quanto exulta de alegria em vosso auxílio! O que sonhou seu coração, lhe concedestes; não recusastes os pedidos de seus lábios.
— Com bênção generosa o preparastes; de ouro puro coroastes sua fronte. A vida ele pediu e vós lhe destes, longos dias, vida longa pelos séculos.
— É grande a sua glória em vosso auxílio; de esplendor e majestade o revestistes. Transformastes o seu nome numa bênção, e o cobristes de alegria em vossa face.
Evangelho (Mc 2,13-17)
— O Senhor esteja convosco
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.
15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.
16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”
17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Compreendendo e Refletindo
Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Levi se levantou e o seguiu” (Marcos 2,14).
Jesus foi ao encontro de Levi, onde ele se encontrava, fazendo o que fazia, na banca da sua coletoria de impostos. Jesus o chamou. Mais do que o chamar, Jesus o puxou daquela situação, fez ele levantar daquilo que ele fazia, por mais que fosse o seu trabalho, pois era ali que Levi exercia a desonestidade, pois era injusto e pecava.
Jesus o chamou, não o acusou, não jogou na cara dele que era desonesto, mas o tirou daquela situação.
É assim que Jesus faz conosco. Ele quer nos tirar de toda e qualquer situação de pecado que estejamos vivendo. Muitas vezes, isso é dentro de casa, no trabalho que fazemos, no nosso computador, nas relações que estabelecemos, no Smartphone que está em nossas mãos. Jesus quer nos tirar, libertar-nos daquilo que está nos acorrentando e nos prendendo.
Levi estava acostumado a ganhar dinheiro de forma desonesta, corrupta, mas Jesus veio para o libertar daquela situação. Jesus quer nos libertar de toda e qualquer corrupção da alma, do espírito, da mente, para que possamos segui-Lo.
Jesus sentou-se à mesa com os cobradores de impostos e pecadores. Todos se sentam à mesa com Jesus, porque, como diz a Palavra, eram muitos que deixavam o que faziam para segui-Lo. Nós precisamos fazer parte também desse número, daqueles que deixam o pecado, deixam o que estão fazendo para também segui-Lo.
Deixemos que a voz de Jesus ressoe em nossa alma e que Ele nos levante de toda e qualquer situação
Hoje, precisamos ouvir a voz de Jesus. Precisamos deixar o que fazemos para que Ele conduza os impulsos da nossa alma, do nosso coração, dos nossos afetos e dos nossos sentimentos.
Jesus está dizendo que não são os sadios que precisam de médicos, somos nós, doentes na alma, do espírito, do coração e da vontade que precisamos do médico Jesus. Somos nós que precisamos ouvir Sua voz.
Às vezes, dentro de nós, estamos com uma vontade terrível de fazer o mal, de desejar o mal; às vezes, dentro de nós, há uma voz de ressentimento, de ira, rancor, sensualidade e maldade gritando.
Deixemos que a voz de Jesus ressoe em nossa alma e que Ele nos levante de toda e qualquer situação que estejamos vivendo, para seguirmos a Sua voz, para seguirmos os Seus passos. Deixemo-nos ser curados por Jesus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araujo- Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário