quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Prepare o berço do coração!

Dom José Gislon
Bispo de Erexim

Estimados Diocesanos! Neste domingo, como Igreja comunidade de fé, iniciamos o tempo litúrgico do Advento. Qual a sua finalidade? Nós nos prepararmos, espiritualmente para celebrarmos e festejarmos o Santo Natal, a festa da vinda do Filho de Deus. É um período que nos oferece a oportunidade de rever a nossa vida cristã e as nossas relações com Deus e com os irmãos.
Podemos ser dominados pela tentação do apelo comercial, de pensar o Natal só do ponto de vista comercial, cuja preocupação primeira é aquela de querer agradar os amigos, filhos, familiares dando um presente significativo que alivie nossa consciência de não ter deixado passar a data despercebida, mas que no fundo pode revelar um coração vazio, que não é capaz de perceber expressar o amor divino e humano manifestado na carne da frágil criança colocada no berço da gruta de Belém.
O advento é um tempo especial para exercitarmos a cultura do encontro entre as famílias e nas comunidades. Esses encontros devem ser motivados por aquilo que é mais importante, a fé no Senhor Jesus, deixando de lado as pequenas diferenças, que fomentam divergências que às vezes passam a ser a razão maior do nosso viver. Elas podem destruir a nossa paz, a família e a participação na vida de fé da comunidade.
Advento é tempo de preparação interior para celebrar a vida, a esperança e o amor de Deus pela humanidade. É tempo de olharmos, sim, a beleza das luzes, das vitrines com os apelos de consumo, mas sem fecharmos os olhos da caridade, para vermos aqueles que vivem às margens da sociedade, iluminados pela luz do amor divino e humano de Jesus, que refulge no mundo através das tuas ações de bem.
Ajudam-nos a vivermos intensamente este tempo de espera e esperança, a Palavra de Deus, a celebração em comunidade e nas famílias, a humildade evangélica, que nos dá a força de sairmos de nós mesmos para ir ao encontro do outro e construirmos fraternidade. Estes pequenos passos nos ajudam a alargarmos as portas do coração, para que ele seja um berço de amor que acolhe o Senhor da vida.


 Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário