quarta-feira, 30 de agosto de 2017

​A 1 de setembro - Unidos pelo cuidado da criação

2017-08-30 L’Osservatore Romano
No mundo inteiro os cristãos preparam-se para celebrar, a 1 de setembro, o dia mundial de oração pelo cuidado da criação. A iniciativa promovida em 1989 pela Igreja ortodoxa foi acolhida e partilhada pelo Papa Francisco que, com uma carta de 6 de agosto de 2015, estabeleceu também para os católicos este compromisso anual como «contributo para a superação da crise ecológica que a humanidade está a viver» e ocasião de esforço comum entre todos os cristãos.
De facto o evento tem o apoio do World Council of Churches, da Comunhão anglicana e de outras comunidades cristãs. Em particular este ano as celebrações conjuntas com os protestantes têm um significado especial, pela coincidência com o quingentésimo aniversário da Reforma. De resto, há tempos que católicos e protestantes estão unidos para enfrentar os desafios ambientais e sociais, respondendo ao espírito de partilha e proximidade sobre a qual cada confissão cristã se funda.
Entre as iniciativas promovidas na Itália, em Assis, no dia 1 de setembro, terá lugar a primeira “ação simbólica”, no santuário do Despojamento, quando o bispo de Assis – Nocera Umbra – Gualdo Tadino, Domenico Sorrentino, e o bispo de Gubbio, Mario Ceccobelli, juntamente com a comunidade local recordarão o gesto do jovem Francisco, que se despojou para se doar inteiramente a Deus e aos irmãos. O «Caminho de Francisco», peregrinação a pé de Assis a Gubbio, este ano hospeda o evento nacional do Dia para a preservação da criação da Igreja italiana. Um gesto que deseja simbolizar a urgência de nos despojarmos do deus dinheiro, que gera guerras, desigualdades e mudanças climáticas, e investir em políticas de diálogo e de paz, no desenvolvimento local sustentável que proporciona trabalho e dignidade.
Fonte: News.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário