quarta-feira, 29 de junho de 2016

A Festa de São Pedro e São Paulo Apóstolos

A FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO APÓSTOLOS
No dia 3 de julho de 2016 a Igreja Católica celebra a Festa de São Pedro e de São Paulo, apóstolos. Popularmente, esta festa é chamada o Dia do Papa, sucessor de Pedro. De Pedro a Francisco tivemos 268 papas.  Não podemos esquecer que ao lado de Pedro é celebrado também Paulo, o Apóstolo e grande missionário. Nesta festa, obviamente, nosso pensamento vai para a Cidade Eterna, Roma. Foi naquela cidade que estas duas colunas da Igreja de Cristo se imortalizaram.  A partir do testemunho dos apóstolos queremos refletir sobre nosso seguimento de Jesus, como construtores do Reino de Deus e anunciadores da paz. Na liturgia, recordamos também nosso querido Papa Francisco. Ao celebrarmos a Festa de São Pedro e São Paulo, celebramos a festa do que a Igreja é:   Corpo de Cristo, testemunha de Jesus Cristo, testemunha da vitória de Cristo sobre o mal e sobre a morte.
brendan_
Pedro e Paulo, duas figuras marcantes e exemplares da história da Igreja. Pedro, representando os discípulos, assume a fé em Jesus Cristo como “o Messias, o Filho do Deus vivo”.  Após a morte e ressurreição de Jesus, é Pedro quem conduz a comunidade, ajudando-a a manter-se unida na fé e a ser fiel na missão, mesmo diante do confronto e das perseguições.
Paulo, após a conversão, identifica-se com Jesus Cristo e sua proposta. Torna-se anunciador do Evangelho através de palavras e, principalmente, pelo testemunho de suas obras: “tornei-me tudo para todos a fim de salvar alguns a todo custo” (1 Cor 9, 22b). Pedro e Paulo sentem que, nos momentos de perseguição, aqueles que aderem a Jesus Cristo não estão sozinhos. A comunidade está unida a eles e Deus não os abandona, está ao seu lado, fortalecendo os e dando-lhes condições para resistir e perseverar na missão. O Evangelho de hoje é tirado de Mateus de fala de Jesus nominando Pedro como chefe da Igreja. “Por isso eu te digo que tu es Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”. Hoje, celebrando São Pedro e São Paulo somos chamados a tomar consciência de que Deus nos envia para testemunhar o seu Reino: vivendo na unidade da fé; evangelizando na realidade em que vivemos, superando os obstáculos e reavivando a esperança de que um mundo diferente será possível através da vivência da paz evangélica. O Espírito Divino faz nascerem dons e carismas no meio de seu povo. Pedro e Paulo de modos diferentes, mas na mesma causa do Reino, fizeram nascer à fé nos corações dos povos e nações. Somos nós hoje, cristãos batizados, os responsáveis pela continuidade da fé que recebemos como herança dos Apóstolos.
Pe. Brendan Coleman – Redentorista

Nenhum comentário:

Postar um comentário