Dom José Gislon
Bispo de Erexim (RS)
Estimados Diocesanos! Pela graça de Deus, estamos vivendo o tempo da Quaresma. A Igreja, consciente da sua missão de anunciar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, para construir o Reino de Deus, nos motiva a percorrermos um caminho de mudança interior, a fim de descobrirmos a beleza da vida nova que nasce do encontro com o Senhor e a sua misericórdia.
Neste ano, temos a oportunidade de percorrermos este caminho de renovação vivendo à luz da fé o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia, fazendo com humildade e espírito de filhos e filhas amados pelo Pai a experiência da sua misericórdia. É oportunidade privilegiada para deixar que Deus toque o nosso coração com o seu amor. Segundo Santo Agostinho, o coração do homem é o homem no seu íntimo mais profundo, mas para olhar na profundidade de si mesmo, deve fazê-lo com a luz de Deus, isto é, a sua misericórdia.
Quando deixamos que a misericórdia de Deus invada o nosso coração, saímos de nós mesmos para nos aproximarmos de Deus e dos irmãos. Derrubamos os muros que nos impedem de ver com clareza a realidade e nos envolvemos com responsabilidade no cuidado da vida, contra as agressões que sofrem os pobres, os marginalizados e a nossa Casa Comum.
O cristão, de forma livre e responsável, tem o dever de identificar a necessidade de sua conversão para reconstruir a harmonia com o Senhor, destruída pelo pecado. E o caminho desta conversão passa pelo coração, pela humildade, pelo desprendimento, por atitudes e gestos que manifestam a presença de Deus na sua vida. Geralmente somos motivados a percorrermos um caminho penitencial através da oração, do jejum e da esmola, que em outras palavras é a caridade. O Jubileu do Ano Santo da Misericórdia nos convida também a tornar visível e dar o testemunho concreto das obras de misericórdia, que podem ser as corporais ou as espirituais. Creio que todos nós, à luz da fé no Senhor Jesus, esperamos poder celebrar a Páscoa do Senhor renovados pela misericórdia de Deus.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário