domingo, 31 de janeiro de 2016

Semana do Papa de 25 a 31 de janeiro

2016-01-31 Rádio Vaticana

Misericórdia para os católicos
Na segunda-feira dia 25 de janeiro o Santo Padre celebrou vésperas por ocasião da Memória Litúrgica da Conversão de S. Paulo. Numa celebração ecumênica que juntou católicos, ortodoxos, anglicanos e membros de outras confissões cristãs que culminou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Papa Francisco pediu o perdão de Deus pelas divisões entre os cristãos e invocou misericórdia para os comportamentos não evangélicos de católicos para com outros cristãos.
“Pedimos, antes de mais, perdão pelos pecados das nossas divisões, que são uma ferida aberta no Corpo de Cristo. Como bispo de Roma e Pastor da Igreja Católica, quero invocar misericórdia e perdão para os comportamentos não evangélicos tidos por parte de católicos para com cristãos de outras Igrejas.”
Mensagem para a Quaresma
Foi publicada na terça-feira dia 26 de janeiro a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano de 2016. Partindo da passagem do Evangelho de S. Mateus que nos diz: “Prefiro a misericórdia ao sacrifício” a mensagem propõe as obras de misericórdia no caminho jubilar.
“A misericórdia de Deus é um anúncio ao mundo; mas cada cristão é chamado a fazer pessoalmente experiência de tal anúncio” – diz o Santo Padre na sua Mensagem que recorda a iniciativa dos Missionários da Misericórdia como sinal concreto da proximidade e do perdão de Deus.
Segundo o Papa Francisco “a misericórdia de Deus transforma o coração do homem e faz-lhe experimentar um amor fiel, tornando-o assim, por sua vez, capaz de misericórdia. A Quaresma deste Ano Jubilar “é um tempo favorável” – escreve o Papa – “para todos poderem, finalmente, sair da própria alienação existencial, graças à escuta da Palavra e às obras de misericórdia.
A misericórdia atua para salvar
Na quarta-feira, 27 de janeiro, na audiência geral o Papa Francisco continuou com as suas catequeses sobre a misericórdia na perspetiva bíblica.
O Papa Francisco recordou que o Senhor através de Moisés guiou Israel no deserto como se fosse um filho, educa-o na fé e faz aliança com ele criando um vínculo fortíssimo de amor, uma relação semelhante à que existe entre pai e filho e entre marido e esposa. E o Santo Padre afirmou que a misericórdia de Deus atua sempre para salvar.
No final da audiência Francisco mencionou ainda uma iniciativa do Conselho Pontifício Cor Unum por ocasião do Ano Jubilar: trata-se de uma jornada de retiro espiritual para as pessoas, grupos e obras que estão empenhadas nos serviços de caridade. Este retiro deverá ser realizado a nível local, nas dioceses, durante a próxima Quaresma. Um momento para “refletir sobre o chamamento a sermos misericordiosos como o Pai".
Audiência jubilar: misericórdia e missão
Sábado, 30 de janeiro – primeira audiência especial no Jubileu da Misericórdia. Por ocasião do Ano Santo o Papa Francisco fará uma vez por mês ao sábado, uma audiência jubilar para os peregrinos da Misericórdia.
Todo o cristão deve ser um Cristóforo, ou seja, “um portador de Cristo” – salientou o Santo Padre.
A misericórdia que recebemos do Pai, em Cristo, não nos é dada como uma consolação privada, mas chama-nos a sermos instrumentos para que outras pessoas também possam receber este dom. Somos, assim, missionários da misericórdia:
“Viver de misericórdia torna-nos missionários da misericórdia, e ser missionários permite-nos crescer sempre mais na misericórdia de Deus. Portanto, tomemos seriamente o nosso ser cristãos e empenhemo-nos a viver como crentes, porque só assim o Evangelho pode tocar o coração das pessoas e abri-lo a receber a graça do amor. A receber esta grande misericórdia de Deus que acolhe todos.”
Nas saudações em italiano nesta audiência jubilar o Papa Francisco invocou a memória de uma funcionária da Casa Santa Marta, que é  a residência do Papa, e que faleceu nesta sexta-feira dia 29:
“Quero dizer-vos que o Papa está um pouco triste porque ontem faleceu uma senhora que nos ajuda tanto, há anos, e também o seu marido aqui trabalha connosco nesta casa. Depois de uma longa doença, o Senhor chamou-a para si. Chama-se Elvira. Eu convido-vos a fazer duas obras de misericórdia, rezar pelos defuntos e consolar os aflitos.”
O Santo Padre pediu aos fieis para com ele rezarem uma Ave-Maria.
Anunciar Jesus sem exclusão e sem privilégios
Domingo, 31 de Janeiro, Angelus com o Papa Francisco na Praça de S. Pedro: na sua mensagem o Santo Padre afirmou que nenhuma condição humana pode constituir motivo de exclusão do coração do Pai, e que o único privilégio aos olhos de Deus é aquele de não ter privilégios.
 “… anunciar que nenhuma condição humana pode constituir motivo de exclusão do coração do Pai, e que o único privilégio aos olhos de Deus é aquele de não ter privilégios, de estar abandonado nas suas mãos.”
O Papa Francisco recordou, em particular, o Dia Mundial dos Doentes de Lepra e saudou os muitos jovens e adolescentes da Ação Católica da Diocese de Roma presentes na Praça de S. Pedro com a iniciativa “Caravana pela Paz”.
Dois deles juntaram-se ao Papa na Janela do Palácio Apostólico e lerem um pequeno texto no qual sublinharam o seu empenho pela paz.
O Papa Francisco a todos desejou um bom domingo e um bom almoço.
E com o Angelus deste domingo terminamos esta síntese das principais atividades do Santo Padre que foram notícia de 25 a 31 de janeiro. Esta rubrica regressa na próxima semana sempre aqui na RV em língua portuguesa.
(RS)
(from Vatican Radio)
Fonte : News.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário