quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O Salmo da Paz

Dom José Maria Maimone

Bispo de Umuarama – PR

                          SALMO  71  (72)

A Igreja do Brasil está preparando a “Caminhada da Paz”, que acontecerá em todas as Dioceses no dia de São Francisco de Assis, 04 de outubro.

Rezando este salmo, pensei que ele pode nos ajudar na preparação do nosso espírito para este acontecimento.

Em nossas Bíblias é o único salmo atribuído a Salomão. Mas, Santo Agostinho, nos seus “Comentários aos Salmos”, coloca como título; “Salmo sobre Salomão”.

Bem, além de tirar de Salomão a autoria do Salmo, o Santo comenta: “O que o salmo descreve não se adapta àquele Salomão, rei de Israel segundo a carne, de acordo com o que dele narra a Sagrada Escritura. Pode. Contudo, aplicar-se de modo muito adequado a Cristo Senhor... A palavra Salomão significa pacífico”.

Sim, Jesus é o Rei da Paz. Ele nos diz no Evangelho: “Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. A verdadeira paz, muito superior à paz desse mundo; não tenhais medo nem vos preocupeis” (Jo 14, 27).

Os versículos 6 e 7 deste salmo nos afirmam: “Ele virá do alto, como o orvalho sobre a relva, como a chuva que molha a terra ressecada. A partir desse dia florirá a justiça e haverá grande paz até o fim dos tempos”. 

De fato estamos diante se um salmo messiânico que fala e anseia pela vinda do Messias, o Salvador.

Podemos e devemos rezar o salmo 71 como uma súplica pela vinda do reino de Cristo, do Reino de Deus, o Reino da Paz.

Ele nos leva a repetir frases do Evangelho, como o pedido que dizemos ao rezar o Pai Nosso: “Rezai assim: Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino” (Mt 6, 9-10; Lc 11, 2). 

Convidando-nos ao desapego dos bens materiais, Jesus ensina: “Bem-aventurados vós que tendes o espírito de pobres, pois vosso é o reino dos céus” (Lc 6,20).

Enviando a evangelizar Jesus recomenda: “Enquanto estiverdes caminhando proclamai: O reino de Deus está próximo”. (Mt 10, 7).

E São Paulo nos diz: “Felizes, agradecei a Deus que vos torna capazes para participar do reino que ele preparou para os seus. Ele vos libertou do poder das trevas vos trouxe com segurança para participar do Reino de seu Filho amado” (Cl 1, 12-13).

Acolhamos a paz que Cristo nos oferece, a fim de, com alegria, distribuir a paz que vem do Senhor, e participar com firmeza da Caminhada da Paz!

 Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário