sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Curso de Espiritualidade reflete sobre os impulsos missionários do Vaticano II


03 / Set / 2015 19:08
Oferecer atualização, capacitação e renovação espiritual aos missionários e missionárias, animadores e agentes de pastoral, ministros ordenados, religiosos, religiosas, leigos e leigas. Este é o objetivo do 2º Curso de Espiritualidade Missionária promovida pelo Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF).
A iniciativa que acontece desde o dia 30 de agosto, conta com a participação de 40 pessoas de todo Brasil e se estenderá até 5 de setembro. Ajudado por assessores, os participantes refletem sobre os impulsos e os apelos missionários do Concílio Vaticano II para uma renovação espiritual da Igreja, celebrando os 50 anos da conclusão do evento no qual a Igreja redefiniu radicalmente seu compromisso essencial e profético diante do mundo.
O conteúdo do Curso contempla as cinco grandes temáticas da missiologia pós-Vaticano II, que tem como ponto de partida e inspiração o legado conciliar, e como ponto de chegada seus desdobramentos numa espiritualidade renovada. Trata-se do fundamento teológico trinitário da missão, na noção da Missão de Deus (Missio Dei); da dimensão testemunhal e discipular de uma Igreja que "deve seguir o mesmo caminho de Cristo: o caminho da pobreza, da obediência, do serviço" (AG 5); da dimensão querigmática do anúncio explicito do Evangelho como partilha de uma alegria (cf. EG 14); da dimensão dialógica e ao mesmo tempo profética deste mesmo anúncio; enfim, da dimensão universal e escatológica da missão por parte de um Deus que quer fazer do mundo uma só família (cf. GS 24).
O curso é administrado pela direção da casa e conta com assessores e assessoras do CCM, das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional). O conteúdo é exclusivo, elaborado a partir do conhecimento teológico e prático adquirido durante o acompanhamento das diversas propostas de formação missionária realizadas pelo CCM.
A temática é desenvolvida alternando momentos de oração, meditação e celebração com explanações, debates, oficinas, partilhas e plenários, a formação é oferecida numa base essencialmente bíblica, com atenção à palavra da vida, à palavra da Igreja, à palavra dos missionários e à palavra de sabedoria dos povos em diversos continentes. Além disso, a vida dos santos, santas e mártires missionários recebe um enfoque especial.
As exposições dos temas acontecem na parte da manhã sendo as tardes ocupadas com oração missionária, meditação orientada, deserto, partilha da vida e celebração eucarística. À noite são exibidos filmes sobre testemunho de vida missionária. O curso visa também incentivar a procura por uma vida no Espírito recriando relações fraternas, valorizando as diferenças, descobrindo espaços de partilha de fé e de crescimento humano.
"Hoje não é possível viver uma vida cristã espiritualmente autêntica sem confrontarmos com a intensidade das perguntas e a profundidade das respostas formuladas pelo Vaticano II ainda não bem assimiladas pelo corpo eclesial", explica padre Estêvão Raschietti, sx, secretário Executivo do CCM.
Entre os participantes encontra-se um número significativo de jovens da Juventude Missionária ligada às POM. Daniel Bittencourt Padre, de Vitória da Conquista (BA), é um deles. “Esse curso proporciona um momento incrível de renovação e revigoramento para a missão, pois fazer a missão não é algo de espetacular, mas é viver com simplicidade o Evangelho". O que mais lhe atenção foi perceber "que a missão não é nossa, é de Deus, esse Deus que se comunica na imersão na cultura e na espiritualidade do outro".
Por sua vez, Maria Josiane da Costa, da Juventude Missionária do Rio Grande do Norte, relata que a formação "abre os horizontes para quem, como eu, tem uma vivência de Igreja e que está tentando trilhar um caminho de engajamento na missão ad gentes; diante das colocações dos assessores fico me questionando e me interpelando: onde é o meu lugar, onde Deus está me chamando?"
O terceiro dia de encontro teve como tema: "A missão como humilde ousadia: a dimensão querigmática da missão na experiência espiritual da inculturação". A reflexão foi conduzida pelo padre Moussa Serge Hyacinthe Traore, dos Missionários da África. Segundo ele, o mais importante "é entrar na cultura e na vida do povo com toda a delicadeza, sem machucar ninguém, respeitando os processos, e também com a nossa fraqueza e a nossa vulnerabilidade: é dentro da comunidade que nós evangelizamos e nos deixamos evangelizar".
O CCM já prepara uma terceira edição do mesmo curso a ser realizada de 4 a 9 de setembro de 2016.
Fonte: CCM
Fonte: POM

Nenhum comentário:

Postar um comentário