sábado, 30 de maio de 2015

Papa: a catequese não é retórica mas um encontro com Jesus

2015-05-30 Rádio Vaticana                                              Nesta sexta-feira dia 29 de maio o Papa Francisco recebeu em audiência os participantes na Reunião Plenária do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. O Santo Padre fez uma relação entre evangelização e catequese.
No seu discurso, o Papa afirmou que a misericórdia é o anúncio maior que a Igreja possa fazer ao mundo de hoje. Para tal, segundo o Papa, é necessário ter em conta os instrumentos do anúncio, os modos e as linguagens utilizadas:
“A missão é sempre idêntica, mas a linguagem com que se anuncia o Evangelho pede de ser renovada com sabedoria pastoral. Isto é o essencial, seja para ser compreendido pelos nossos contemporâneos, seja para que a tradição católica possa falar às culturas do mundo de hoje e ajudá-las a abrirem-se à perene fecundidade de Cristo.”
O grande desafio da evangelização nos dias de hoje é, segundo o Papa Francisco, saber caminhar com as pessoas, oferecendo a companhia do testemunho da fé, que se torna solidário com todos, em particular, com os mais sós e marginalizados. É nesta dinâmica que se insere a catequese – ressaltou o Papa Francisco – dizendo que a catequese deve ser uma experiência concreta e não uma ideia abstrata de misericórdia. Não deve ser retórica mas um encontro com Cristo:
“A catequese como componente do processo de evangelização, tem necessidade de ir para além da simples esfera escolástica, para educar os crentes, desde crianças, a encontrar Cristo, vivo e operante na sua Igreja. É o encontro com Ele que suscita o desejo de conhecê-Lo melhor e, portanto, de segui-Lo para tornarem-se seus discípulos. O desafio da nova evangelização e da catequese, portanto, joga-se precisamente neste ponto fundamental: como encontrar Cristo, qual é o lugar mais coerente para encontra-Lo e segui-Lo.” (RS)
(from Vatican Radio) Fonte: News.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário