segunda-feira, 30 de junho de 2014

Papa entrega pálio a dois arcebispos brasileiros


000000bispospalioOntem, 29, solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, o papa Francisco presidiu missa com imposição do Pálio a 24 novos arcebispos, entres eles os brasileiros dom Jaime Spengler, de Porto Alegre (RS), e dom José Luiz Majella Delgado, de Pouso Alegre (MG). O Pálio é uma insígnia exclusiva dos arcebispos e do patriarca de Jerusalém do rito latino. Trata-se de uma estola feita de lã branca de cordeiro, com seis cruzes e franjas pretas, que representa o poder que o arcebispo recebe na província eclesiástica.
Em sua homilia, o papa Francisco disse que “nos primeiros tempos do serviço de Pedro, na comunidade cristã de Jerusalém havia grande apreensão por causa das perseguições de Herodes contra alguns membros da Igreja”. Francisco recordou a morte de Tiago e a prisão de Pedro. “Estava este guardado e acorrentado na prisão, quando ouve a voz do Anjo que lhe diz: ‘Ergue-te depressa! (…) Põe o cinto e calça as sandálias (…) Cobre-te com a capa e segue-me’”, citou. Segundo Francisco, Pedro percebe que Deus o libertou do medo das cadeias.
Para Francisco, o testemunho de Pedro lembra que o verdadeiro refúgio é a confiança em Deus. “Esta afasta todo o medo e torna-nos livres de toda a escravidão e de qualquer tentação mundana. Hoje nós – bispos de Roma e os outros bispos, especialmente os metropolitanos que receberam o Pálio – sentimos que o exemplo de São Pedro nos desafia a verificar a nossa confiança no Senhor”, disse.
De acordo com o papa, “Pedro experimentou que a fidelidade de Deus é maior do que as nossas infidelidades, e mais forte do que as nossas negações”.
“A fidelidade que Deus, sem cessar, nos confirma também a nós, Pastores, independentemente dos nosso méritos, é a fonte de nossa confiança e da nossa paz. A fidelidade do Senhor para conosco mantém sempre aceso em nós o desejo de O servir e de servir os irmãos na caridade”, acrescentou.
Fonte: Imprensa CNBB com  informações da Rádio Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário