segunda-feira, 30 de junho de 2014

Compreendendo e Refletindo

O Senhor hoje nos propõe o desprendimento. Tenha bens, mas não deixe que eles o possuam! Ame as pessoas, mas não deixe que nenhum afeto o escravize!
“Mas Jesus lhe respondeu: ‘Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos’” (Mateus 8, 22). 

Para seguir Jesus Cristo e se tornar Seu discípulo é preciso ter consciência de que segui-Lo exige radicalidade, exige disposição, liberdade da alma, do espírito e até do corpo. É verdade que existem muitas formas de seguir o Senhor, existem expressões mais radicais, existe a vida eremítica, a vida nos mosteiros, a vida missionária, a vida nos claustros. Existe na Igreja padres religiosos, padres diocesanos; irmãs religiosas dedicadas aos doentes em hospitais, mas todos podem se tornar discípulos de Jesus Cristo – como casal, como homem, como mulher.
Se você não foi chamado a uma entrega mais radical da sua vida a Cristo, entenda que, onde você vive, você é chamado a entregar-se de corpo e alma integralmente ao Senhor, vivendo as exigências do Evangelho na sua vida. Porque o Evangelho, por si só, é exigente e nos desprende deste mundo e não nos deixa levar a vida de acordo com as tendências e as normas que o mundo dita para nós.
Quem segue Jesus Cristo, O tem como seu Mestre, Senhor e modelo de vida, por isso, o Senhor hoje nos propõe o desprendimento: desprender-se de tudo, das pessoas, desprender-se, muitas vezes, dos afetos. Pois muitas vezes, nos apegamos radicalmente a pessoas e a coisas e, quando essas pessoas passam e essas coisas vão embora, parece que o nosso coração vai junto, perdemos o rumo da vida e o sentido do viver.
Não é que não devamos amar ninguém e que não devamos ter coisas materiais. Se nós colocamos demasiadamente o coração nas coisas, se nos prendemos demais às pessoas, daí quando uma ou outra vier a faltar, até mesmo o nosso seguimento a Jesus ficará comprometido. Tenha coisas, mas não deixe que elas o possuam! Ame as pessoas, mas não deixe que nenhum afeto o escravize!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo- Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário