quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A sua fé é capaz de curar a sua vida e de todos os que você ama







A Palavra meditada, hoje, está em São Marcos 5,21-43.

21. Jesus atravessou de barca novamente para o outro lado do mar. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia.
22. Aproximou-se um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés,
23. e pediu com insistência: "Minha filhinha está morrendo. Vem e põe as mãos sobre ela, para que sare e viva."
24. Jesus acompanhou Jairo. E numerosa multidão o seguia e o apertava de todos os lados.
25. Aí chegou uma mulher que sofria de hemorragia já há doze anos;
26. tinha padecido na mão de muitos médicos, gastou tudo o que tinha e, em vez de melhorar, piorava sempre mais.
27. A mulher tinha ouvido falar de Jesus. Então ela foi no meio da multidão, aproximou-se de Jesus por trás e tocou na roupa dele,
28. porque pensava: "Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada."
29. A hemorragia parou imediatamente. E a mulher sentiu no corpo que estava curada da doença.
30. Jesus percebeu imediatamente que uma força tinha saído dele. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: "Quem foi que tocou na minha roupa?"
31. Os discípulos disseram: "Estás vendo a multidão que te aperta e ainda perguntas: 'quem me tocou?'"
32. Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo.
33. A mulher, cheia de medo e tremendo, percebeu o que lhe havia acontecido. Então foi, caiu aos pés de Jesus e contou toda a verdade.
34. Jesus disse à mulher: "Minha filha, sua fé curou você. Vá em paz e fique curada dessa doença."
35. Jesus ainda estava falando, quando chegaram algumas pessoas da casa do chefe da sinagoga e disseram a Jairo: "Sua filha morreu. Por que você ainda incomoda o Mestre?"
36. Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: "Não tenha medo; apenas tenha fé!"
37. E Jesus não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João.
38. Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e ouviu as pessoas chorando e gritando.
39. Jesus entrou e disse: "Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu. Ela está apenas dormindo."
40. As pessoas começaram a zombar dele. Mas Jesus mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde a menina estava.
41. Jesus pegou a menina pela mão e disse: "Talitá cum", que quer dizer: "Menina, - eu lhe digo levanta-se!!"
42. A menina levantou-se imediatamente e começou a andar, pois já tinha doze anos. E todos ficaram muito admirados.
43. Jesus recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo disso. E mandou dar comida para a menina.


A Palavra de hoje nos conta duas histórias totalmente diferentes. Uma fala de Jairo, que vai ao encontro de Jesus, pedir por sua filha. A outra, conta a história de uma mulher que vai ao encontro do Senhor pedir por ela mesma.

Jairo fazia uma oração de intercessão por sua filha, que ele tanto amava, pois ela estava morrendo. Ele estava tão desesperado, que caiu aos pés de Jesus e pediu, insistentemente, que Ele fosse à sua casa curar a filha. Nessa hora, Jairo reconheceu a divindade do Senhor.

Quantas vezes você não pede a Deus por alguém que ama? Como é lindo você se esquecer de si mesmo para pedir pelo seu filho, pelo seu marido, sua esposa, sua casa! Jairo amava tanto sua filha, que fez de tudo para levar Jesus até sua casa para curar a menina. É como se ele pegasse na mão do Senhor, desesperado, e O arrastasse até lá.

Talvez você esteja indo ao encontro de Jesus, mas não O esteja levando para sua casa. Hoje, Ele está pedindo que você pegue nas mãos d'Ele e O leve para sua casa, para encontrar-se com essa pessoa que precisa ser curada.

Depois de Jairo tanto insistir, Jesus foi com ele até sua casa. No meio do caminho, entrou em cena a segunda personagem do Evangelho: uma mulher, que, por doze anos, sofria de hemorragia.

Agora, pergunto a vocês: quem tinha mais fé, Jairo ou a mulher? Era a mulher, porque Jairo foi aos pés do Senhor pedir por sua filha; a mulher não falou nada, mas, por tamanha fé, só por ouvir falar no Senhor, ela foi curada.

"A mulher tinha ouvido falar de Jesus. Então, foi no meio da multidão, aproximou-se do Senhor e tocou a roupa dele, porque pensava: "Ainda que eu toque só na roupa d'Ele, ficarei curada." Alguém havia evangelizado essa mulher de uma tal maneira, que ela foi ao encontro de Jesus, no meio de toda aquela multidão, por fé no poder d'Ele. Aqui, é possível ver a força da evangelização.

Você fala de Jesus aos outros de maneira que essas pessoas sintam essa mesma fé? Quando você for falar de Deus, precisa ser com entusiasmo, para que a outra pessoa sinta que ela também pode viver uma experiência de fé com Ele.

Percebendo que havia sido curada, a mulher começou a contar toda sua história. Mas, onde está Jairo no meio de tudo isso? Ele estava ali, vendo o testemunho dela. Você até imagina que ele estava muito nervoso, com vontade de matá-la, porque a filha dele poderia morrer a qualquer momento. Não! Ele foi tocado por aquele testemunho, o qual aumentou a sua fé. Talvez Jairo tenha pensado que, se ela havia sido curada, a sua filha também poderia sê-lo. É a força do testemunho. Mas, logo, algumas pessoas chegaram para lhe falar que sua filha já havia morrido. Jesus, então, lhe disse: "Não tenha medo; apenas tenha fé!".

Jesus foi para casa de Jairo e permitiu que O seguissem apenas Jairo, Pedro, Tiago e seu irmão João. Chegando lá, viu um tumulto e disse: "Não chorem, a menina está viva". O povo, que estava na casa, começou a zombar d'Ele. Então, Ele chamou os pais da menina e os discípulos, entrou no quarto onde ela estava, pegou em sua mão e falou: "Talita cumi", que quer dizer "Menina, levante-se!". Ela se levantou, começou a andar e todos ficaram admirados.

Hoje, Jesus diz a mesma frase para mim e para você. Se você está desesperado, vivendo uma depressão, um momento de desânimo, um vício, uma mentira, se desacreditou do seu matrimônio ou entregou os pontos por causa de uma dívida, "Talita cumi", levante-se.

Perceba que "levantar" é um verbo, e todo verbo é uma ação. Jesus não faz o trabalho todo sozinho. Se você ficar acomodado, não será curado. A parte do "levantar-se" é sua. Não espere que tudo venha de Deus, levante-se, abra a janela, saia dessa depressão. Em nome de Jesus, eu lhe garanto que Ele agirá na sua vida.

Sua situação não vai se resolver com Jesus agindo e você parado. Ele é a fonte, mas você precisa fazer a sua parte. Fique de pé, porque você é filho amado de Deus, batizado e escolhido. É difícil para todos, mas se você acreditar, vai melhorar e se levantar.

Hoje, o Evangelho mostrou duas situações: a de um pai que pede pela filha; e a de uma mulher que pede por si mesma. Convido você a fazer uma oração. Reze como Jairo e peça por aquela pessoa a quem você ama e que está sofrendo, para que ela seja tocada pela unção do Espírito Santo. Mas seja também como aquela mulher e peça por sua vida, suas dores físicas e emocionais; por tudo que você vive.

Que, hoje, o Espírito Santo nos toque, nos levante e nos preencha com a Sua força. Incendeie o nosso interior, Senhor.

Padre Arlon Cristian
Sacerdote da Comunidade Canção Nova. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário