quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

8 dicas para ajudar a viver o amor fraterno

1) Eu quero receber meu irmão como um presente dado pelo coração de Jesus. Eu vou acolher. Uma comunidade não é um clube de amigos. Nós não escolhemos uns aos outros. Foi Jesus quem nos escolheu por tempo ou para toda a vida.
Na nossa escola fazemos um pacto de confiança, antes de vivermos juntos, onde expressamos o presente que é o irmão.

2) A descoberta. Ao longo dos dias, eu vou aprender a conhecer o meu irmão. Algumas coisas vão me espantar, mas eu sei que é o meu irmão.

3) Escutar uns aos outros. Cada um é uma palavra viva que Deus me fala. Ele é meu mestre de alguma forma. Jesus vai fazendo, assim, minha educação.

4) Se afinar com os outros, uma comunidade é como uma orquestra, tem as flautas, guitarras, pianos, tudo isso deve ser harmonizado, cada instrumento tem seu lugar. O maestro é quem vai dar harmonia. Cada um toque bem com sua partitura, em harmonia com os outros. Na escola temos um momento semanal onde discutimos os problemas da comunidade e escutamos uns aos outros.

5) Estimular uns com outros. Eu sou ciumento pela santidade do meu irmão? Nós temos que ir para o céu juntos. É preciso que haja esse estímulo mútuo na caridade.

6) É um lugar de cura mútua. Curar uns aos outros no amor.

7) Abençoar-se mutuamente. Na oração da noite, nós nos abençoamos porque meu irmão é uma benção viva.

8) Perdoar-se, perdoar uns aos outros. Não posso abençoar sem pedir o perdão. É um momento maravilhoso.

As disputas, as briguinhas, não são graves, sobretudo, porque somos de línguas diferentes. Alguns são mais calorosos, os suecos mais sóbrios. Os mal entendidos podem acontecer, isso não é mais grave que os arranhões em uma floresta. Isso se torna grave se os pequenos arranhões se infeccionarem. É preciso que eu desinfete com álcool, o que purifica é o perdão mútuo.

Padre Daniel Ange 

Nenhum comentário:

Postar um comentário