domingo, 28 de julho de 2013

Pe Lombardi destaca densidade dos discursos e encontros do Papa nos encontros deste sábado

2013-07-28 Rádio Vaticana
Rio de Janeiro (RV) – O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, participou de uma coletiva de imprensa na tarde deste sábado, no Rio de Janeiro, onde falou dos diversos encontros do Papa Francisco neste sábado e da Via Sacra realizada na noite desta sexta-feira.
O jesuíta começou falando da Via Sacra, realizada na noite de ontem, onde estavam presentes 1,5 milhões de pessoas. Ele disse que o Papa Francisco apreciou muito o esforço feito para tornar atuais as Estações e o significado da Via Sacra para os jovens e para o mundo de hoje. “Os pequenos textos, muito concretos, diziam respeito a situações vividas pelos jovens do mundo de hoje e a apresentação cênica, às vezes não muito simples ou imediata, mostrava um real esforço para dar um significado atual que ajudasse a refletir, uma provocação que levasse a refletir, sobre o significado atual da Via Sacra”.

Pe. Lombardi observou que havia um grupo de 35 papeleiros argentinos no palco, próximos ao Papa. “O Papa é muito amigo destas pessoas”. O Papa pediu que os organizadores encontrassem estas pessoas, e eles foram até Buenos Aires buscá-los.
A recordação dos jovens que morreram no incêndio em Santa Maria no discurso do Papa foi muito apreciada. “Eu falei com o Bispo de Santa Maria hoje de manhã que disse ter ficado muito emocionado por esta recordação e agradeceu muito. Ele me disse que quinta-feira, o último jovem internado deixou o hospital, após seis meses”, disse Lombardi.
Falando sobre o encontro no Teatro Municipal, Lombardi destacou a ‘originalidade do evento’, pois os protagonistas do encontro eram membros da sociedade civil. E destacou os representantes dos muitos grupos presentes que saudaram o Papa ao final, destacando as tribos das etnias Makuci e Karajas, da Amazônia e Tocantins. Também estava um representante de religião afro, um Pastor da Igreja Presbiteriana e um representante islâmico. Havia também embaixadores representando seis diferentes regiões do mundo, pessoas com deficiência visiva, um médico cardiologista que trabalha com crianças, entre tantos outros representantes.
Do discurso do Papa Francisco no Teatro Municipal do Rio, Lombardi destacou alguns pontos, como a frase “reabilitar a política como forma mais alta de caridade. Reabilitar a política”. Outras expressões destacadas foram “humildade social, a atitude do diálogo, a colaboração de uns com os outros, sem sentir-se superior”, o que suscitou um grande aplauso dos presentes.
Outra parte significativa do discurso evidenciada por Pe. Lombardi foi sobre a laicidade do Estado e liberdade religiosa. “A convivência pacífica entre as diversas religiões é garantida pela laicidade do Estado, sem assumir como própria nenhuma posição confessional, mas respeitando e dando valor à presença do fator religioso na sociedade, favorecendo as suas expressões concretas. “Isto é muito importante – disse Lombardi – a idéia de uma correta laicidade, porque existem correntes, tradições, na Europa em particular, onde na laicidade se coloca a religião totalmente fora da vida pública. E a religião não deve ser excluída, mas presença ativa, propositiva da sociedade, sem ser superior ou impor presença. Neste sentido está a idéia da cultura do encontro: diálogo, diálogo, diálogo”
Lombardi destacou ainda o encontro do Papa no Palácio do Arcebispado com os Bispos brasileiros. Haviam cerca de 300 Bispos no encontro. O salão e o Auditório ficaram cheios. O Papa leu todo o seu discurso e não quis nenhum tipo de transmissão para preservar a familiaridade do encontro. O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé destacou a primeira parte “maravilhosa” do discurso do Papa, em que conta o significado do evento de Aparecida e faz uma leitura espiritual e teológica do evento: “pescar Deus no mistério das águas profundas para levá-lo ao conhecimento do povo”. (JE)    Fonte: News.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário