domingo, 30 de dezembro de 2012

Por volta de um milhão de necessitados recebem a ceia de Natal na Polônia graças à Igreja


Centenas de milhares de ceias de Natal, presentes e doações foram repartidos no Natal por inumeráveis voluntários e doadores católicos na Polônia. A iniciativa, que se desenvolveu em todos os pontos de assistência da Igreja Católica na Polônia através da Cáritas, beneficiou por volta de um milhão de pessoas, segundo os dados difundidos pela agência KAI.  
As ceias e os presentes foram oferecidos em numerosos pontos de atenção entre os quais contam 30 refúgios noturnos, 37 refúgios permanentes, 400 lugares de assistência prioritária para pessoas sem lugar e diversas instituições das Dioceses locais. Em muitas povoações, os eventos se desenvolveram com a colaboração das autoridades locais e outras organizações de ajuda. Os dados disponíveis do ano anterior registram aproximadamente 193 mil presentes oferecidos durante o Natal como parte desta mesma iniciativa.  
De uma forma similar, a Cáritas São Nicolau organizou um evento para mais de duas mil crianças com baixos recursos às quais foi entregue um pacote de presentes em um salão de esportes da cidade de Rzeszów. Os presentes foram doados por fiéis através de uma página na internet que continha a lista de presentes que haviam sido solicitados pelas crianças.  
Outras Dioceses criaram outras formas de motivar a solidariedade. A Diocese de Koszalin-Kolobrzeg dispôs uma árvore junto a um centro comercial, do qual estavam penduradas as cartas das crianças pequenas necessitadas com seus pedidos.  
Na Arquidiocese de Lublin durante o período do Advento se repartiram bolsas especiais nas paróquias. Os fiéis levaram essas bolsas à suas casas e retornaram com alimentos e produtos de primeira necessidade. Os voluntários das equipes paroquiais da Cáritas repartiram os bens entre os necessitados, começando com os próprios fiéis que atravessam uma situação de grave necessidade.  
Outras muitas iniciativas locais se desenvolveram, como a venda de velas de Natal que financiaram as ajudas da Cáritas Rzeszow e bolsas para inverno de Cáritas Lublin, para beneficiar conjuntamente a 900 crianças. Em todos os lugares as religiosas apoiaram muito estreitamente as iniciativas diocesanas e, como no caso de Poznam, prepararam os alimentos repartidos nas ceias benéficas. Os religiosos também se uniram ao trabalhos de diversas maneiras, como os Capuchinhos de Varsóvia e Cracóvia, que lançaram um disco com canções natalinas para arrecadar fundos e organizaram as vendas às portas de seus conventos com este fim. (EPC/GPE)

Fonte: gaudiumpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário