sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PRIMEIRA SEMANA DO ADVENTO

Objetivo

Comentar às crianças  que hoje Jesus tem algo muito importante para dizer-nos e por isso devemos ter os olhos e o coração abertos para escuta-lo.

1.  Saudação
Saudar as crianças e iniciar com a seguinte oração:
Querido Jesus: Tu nos ensinaste que Deus Pai nos ama e por isso quer o melhor para nós, seus filhos. Pedimos-te: nos de a capacidade de entender a mensagem que hoje vamos comunicar para que também, nós a comuniquemos a outros. Amém.

2.     Atividade
Jogo dos objetos incompletos

Cada criança vai receber uma folha que contem um desenho incompleto. Depois de uns segundos de observação completar e dar utilidade ao objeto ou à figura. Quando todas as crianças terminem, se fará o comentário sobre o que eles pensaram e como terminaram o desenho.(Acima)

3.  Vamos escutar a Jesus SEGUNDO NOS RELATA O EVANGELISTA SÃO MATEUS NO CAPITULO 24,37-44.  Enquanto se escuta a leitura se completa o desenho.

“ Quando vier o filho do homem sucederá o mesmo que na época de Noé. Nos dias que preveram o dilúvio, as pessoas comiam, bebiam e se casava, até o dia em que entrou Noé na arca; e não se deram conta até que veio o dilúvio e os arrastou a todos. Pois assim será também a vinda do Filho do homem. Então, de dois que haja no campo, um será tomado e outro será deixado. De dois que estão moendo juntos, um desaparecerá e outro ficará. Assim que velem, porque vocês não sabem que dia chegará seu Senhor. Tenha presente que se o amo da casa soubera a que hora da noite vem o ladrão, estaria cuidando e não deixaria que assaltem sua casa. O mesmo com vocês, estejam preparados, porque a hora que menos pensem, vem o Filho do homem.”

- Entre todos reconstruiremos a passagem lida, com a ajuda do desenho.
- Perguntar às crianças sobre “o dilúvio”
- Comentar e tratar de responder entre todos- Porque nos diz Jesus que devemos estar preparados? Para que?

4. Explicação do catequista:
Advento significa “estar preparados”. Pode ser que suceda, que muita gente, muitas crianças estejam como esses “objetos incompletos”, mas como vocês o fizeram, se pode arrumar e ser úteis. A Palavra de Deus nos fala da segunda vinda de Jesus, no final dos tempos. A primeira vinda foi o seu nascimento, em Belém. Por isso nos diz que devemos estar preparados, que devemos estar prontos e completos, estar preparados é ajudar aos demais, ser bons e caritativos, solidários... que partilhemos o que temos e coloquemos toda confiança nele, nossos melhor amigo.

5.     Vamos aprender um canto de advento.
1. Senhor, vem salvar teu povo das trevas da escravidão.
Só tu és nossa esperança, és nossa libertação.
/:Vem, Senhor! Vem nos salvar.
Com teu povo, vem caminhar!:/
2. Contigo o deserto é fértil, a terra se abre em flor;
da rocha brota água viva, da treva nasce esplendor.
3. Tu marchas à nossa frente, és força, caminho e luz.
Vem logo salvar teu povo, não tardes, Senhor Jesus!

6.     Celebração
Se pode enfeitar uma mesa com uma vela e uma imagem do Menino Jesus. O catequista pede que cada criança escreva no seu caderno um pedido que começa  com – VEM JESUS...

Elaborados os pedidos, se colocam em circulo e começam ler em alta voz e qdo todos colocarem seu pedido, se canta:  /:Vem, Senhor! Vem nos salvar. Com teu povo, vem caminhar!:/

7.  Compromisso  para a semana
-Colocar no quarto um letreiro com esta expressão: VEM, JESUS.

-Todas as noites, antes de dormir, rezarei por todas as crianças que não conhecem Jesus e,portanto não o esperam.  Fonte: Jardim da Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário