domingo, 30 de setembro de 2012

Aberto Seminário Nacional sobre Juventude e Missão

Por Jaime Carlos Patias   
29 / Set / 2012 13:01
“A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo", é tema de Seminário Nacional sobre Juventude e Missão que acontece neste fim de semana, dias 28 a 30, no Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA) em Brasília – DF.

O evento que é promovido pelas Comissões Episcopais para Juventude e para Dimensão Missionária da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM), iniciou suas atividades na noite desta sexta-feira, 28, conta com a participação de mais de 200 jovens de todas as regiões do Brasil representantes dos diversos segmentos da juventude.

Segundo dom Eduardo Pinheiro da Silva, responsável pelo Setor Juventude da CNBB, a expectativa da Igreja é de que cresça no jovem a consciência da beleza da vocação de discípulo missionário. “Temos a alegria de acolher a JMJ 2013 com o tema da Missão e, no mesmo ano, a Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. Este Seminário abre os debates para aprofundar um tema que é muito caro para cada um de nós”. Para inflamar os corações dos jovens “precisamos apenas abrir os nossos espaços e os nossos corações de adultos. Os jovens de hoje estão muito dispostos a fazer coisas até com certa radicalidade na entrega, no serviço, no sacrifício”.

A Juventude Missionária (JM) participa com 25 jovens. Adriana da Silva veio da Área Missionária Ponta Negra, em Manaus – AM, onde coordena o grupo. “Quero aprender mais sobre a juventude no Brasil. Vim buscar essa experiência para levar mais ânimo e animar a Juventude Missionária de Manaus e prepará-los para a JMJ em 2013”. Adriana explicou que o grupo da JM atua no próprio bairro onde desenvolve trabalho missionário junto às famílias.

Para Lucas Guerra Carvalho de Almeida, membro da JM de Fortaleza – CE, “esta é uma oportunidade para conhecer outras visões de missão e animar as lideranças que trabalham a missão no Brasil a estudar o tema. Além de fazer missão é preciso estudar como realizá-la. É natural na juventude a vontade de conhecer novos horizontes. Por isso é preciso mostrar aos jovens o caminho da Missão”, explicou.

A cerimônia de abertura contou com a presença do cardeal dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, responsável pelo Setor Juventude da CNBB, Irmã Dirce Gomes, assessora da Comissão para a ação Missionária da CNBB, padre Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e Ulaine Queiroz, representante da Juventude Missionária.

A principal conferência da noite foi proferida pelo Irmão Israel José Nery fsc, provincial Auxiliar dos Irmãos Lassalistas no Chile e representa a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) na preparação do 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino-americano (CAM 4 - Comla 9). Irmão Nery abordou o tema, o lema e os objetivos do Seminário: impulsionar os jovens, a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo, na missão permanente da Igreja, sendo profetas e agentes de transformação na sociedade, inspirados nos valores evangélicos a serviço da vida plena para todos.

“Estabelecer relações humanas de qualidade é o primeiro caminho da Missão”, afirmou Irmão Nery para em seguida explicar que “Jesus chama para a Missão e espera a nossa resposta. Todo o sim deve ser livre, consciente, esclarecido, coerente e generoso”. O religioso de 75 anos de idade e autor de 64 livros desafiou os jovens a sair ao encontro do outro. “O sim deve levar a um êxodo, sair de nós e ir ao encontro do outro. Jesus chamou os 12 para estar com ele, mas não precisou deles. Foram os outros que precisaram por isso os enviou em Missão”.

Confira a íntegra da conferência de Irmão Nery

O Seminário é o 3º numa série em preparação para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho de 2013. A programação, neste sábado, 29, conta com debates, grupos de partilha e reflexão, palestra sobre os vários campos da missão na Igreja e testemunhos missionários. A recitação do Terço Missionário e uma vigília pré – JMJ na Catedral Metropolitana de Brasília encerram as atividades do dia.                                                      Fonte: POM

Nenhum comentário:

Postar um comentário