sexta-feira, 29 de junho de 2012

Compreendendo e Refletindo

 Jesus Purifica                                      
 O leproso era um marginalizado da vida social. No texto de hoje, o homem se aproxima em vez de se afastar, pois a pureza de Jesus é tão profunda que não pode ser atingida pelo contato exterior. O leproso, num ato de humildade e abandono, confiante e em sinal de adoração, suplicando se ajoelha: “Senhor, eu sei que pode me curar se quiser”.
Jesus, estendendo a mão, toca-o e lhe diz: “Sim, eu quero. Você está curado”. As palavras do Senhor marcam a iniciativa de se passar por cima da interdição da lei, a qual proibia qualquer contato com um leproso.
Ele não hesita em tocá-lo, ciente de que, longe de ser contaminado pelo leproso, é Ele quem purificará o impuro por Seu simples contato. Não é, aliás, do exterior que vem a impureza, mas sim do interior do coração. Não se trata de uma simples cura, mas de compaixão.Através da cura, Jesus reintegra aquele homem na comunidade,pois o verdadeiro cumprimento da Lei não é declarar quem é puro ou impuro,mas fazer com que a pessoa fique purificada.Mais do que a própria doença, o leproso também sofria a exclusão social, porque era considerado religiosamente impuro e pecador. Quem o tocasse se tornaria também impuro. A reintegração dele, após sua cura, era feita diante do sacerdote, mediante ofertas, de maneira semelhante a outros ritos de sacrifício por faltas contra a Lei, que eram qualificadas de pecado.
 Reflitamos:A quem entregamos todas nossas perturbações? Buscamos o Senhor com fé e total confiança como este leproso do Evangelho? Onde você pode apresentar as suas feridas ou à Quem pode entregar a sua difícil situação? Assim como ele encontrou a cura pela fé, você também será alvo da misericórdia de Deus. Não diga que tudo está perdido, porque o Senhor já não o escuta, não o ouve nem o atende.Confie,busque,pois o Senhor é a cura e a libertação de tudo que nos aliena e oprime. Louvor e Glória ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário