quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Compreendendo e Refletindo

No tempo de Jesus, as pessoas procuravam sinais do Messias enviado por Deus. As autoridades pediam a Jesus que realizasse um sinal a fim de provar que Ele era, de fato, o Messias. Segundo Lucas, Jesus se recusa até mesmo a apontar o sinal da ressurreição.Não é um sinal que leva os homens  à conversão, e sim a adesão ao projeto da nova história, manifestado na palavra de Jesus.Todos podemos descobrir os "sinais dos tempos" que se manifesta no dia a dia da comunidade e da sociedade.A conversão nos ajuda a perceber esses sinais.
Os ninivitas se arrependeram e se converteram com a pregação de Jonas. Jesus veio como um sinal do Pai para a humanidade. Ele é maior do que Jonas e maior do que Salomão.
A quem Jesus chama de geração má? Será que fazemos parte dela? A geração má a qual o Senhor se refere, é aquela constituída de uma multidão de gente que não crê na Palavra de Deus e não segue os ensinamentos de Cristo, pois esperam por alguma coisa que venha acontecer e que seja visível aos olhos e sensível ao toque. É a geração dos que querem um sinal para acreditar, mas não enxergam o que está um pouco além da mesma vida medíocre e sem objetivo “do ter, do prazer, do poder, do divertir-se”.Nós achamos que fazemos parte desse grupo que tem Jesus como sinal, mas, muitas vezes, necessitamos de outros sinais para acreditar na força e no poder de Deus. Cristo nos abre os olhos e nos mostra que os ninivitas acreditaram nas palavras de Jonas; a rainha do Sul (rainha de Sabá) seguiu os conselhos de Salomão e todos foram salvos. E quanto a mim e a você? A quem devemos ouvir para não fazermos parte dessa geração que caminha para o mal? Convido você, meu irmão,à aproveitar esse tempo de QUARESMA e fazer uma reflexão sobre sua vida, pensar se há alguma mensagem do Evangelho na qual você não acredita e, por isso, não a vive como Jesus ensinou. Reflita também: você espera algum outro sinal a não ser o da cruz? Rezemos pelos movimentos sociais que se preocupam com o bem-estar do povo e pelas pastorais que sempre estão atentas aos sinais dos tempos. LOUVOR E GLÓRIA AO SENHOR! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário