quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Compreendendo e Refletindo

   Lucas nos mostra através deste Evangelho que a atividade de Jesus provoca temor e reação das autoridades.Herodes já havia mandado matar João Batista, e Jesus, cuja prática se assemelhava à de João, estava também ameaçado. Com um forte propósito de terminar a Sua missão, Jesus diz: “Vão e digam para aquela raposa que eu mandei dizer o seguinte: ‘Hoje e amanhã eu estou expulsando demônios e curando pessoas e no terceiro dia terminarei o meu trabalho’.” Jesus não se intimida e continua a realizar a missão que liberta as pessoas . Jerusalém personifica o sistema que se fechou em si mesmo, e recusou a novidade trazida por Jesus.Por isso, seu destino já está traçado: em Jerusalém Jesus vai ser morto, e sua morte trará o julgamento definitivo sobre ela.Os judeus eram os escolhidos de Deus. A este povo Ele tirou do Egito, conduziu-os à terra prometida e livrou-os dos inimigos. Sobretudo, a este povo Deus prometeu e enviou o Salvador Jesus. Porém, eles não foram gratos a Deus.Jesus se preocupou com este povo, porque viu que os seus corações estavam endurecidos. O povo de Jerusalém se tornara materialista, ocupando-se demais com as coisas do mundo e esquecendo-se do Senhor.
A preocupação com as coisas materiais era tão grande que haviam tornado até o próprio Templo uma casa de comércio. Em lugar de usar o Templo para a pregação da Palavra de Deus, usavam-no para fazer dinheiro, vendendo e comprando objetos.
Jesus chamou várias vezes este povo ao arrependimento, mostrando-lhes o perigo que estavam correndo e a necessidade de se voltarem para Deus. Porém, o povo permaneceu indiferente. Não se arrependeu, não reconheceu os seus pecados nem se voltou para Ele. Olhemos para Jesus e despertemo-nos também para nossa fidelidade batismal e para a verdade do Evangelho. Quem se mantém firme até o fim recebe o prêmio de sua fidelidade.  Hoje também o anúncio da verdade incomoda. Feliz aquele que se deixa conduzir pelo Evangelho! Louvor e Glória ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário