quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Compreendendo e Refletindo

O Evangelho de hoje nos diz que Jesus “viu primeiro”, referindo-se a Mateus; é vê-lo na sua situação cotidiana e total: “Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos”. Mas o olhar de Cristo é capaz de ir além do que um simples olhar enxerga de um judeu cobrador de impostos. Ele reconhece nesse homem um filho muito querido de Deus, e isso é o que Ele comunica primeiro para o cobrador de impostos. Seu olhar sobre Mateus está carregado da ternura e misericórdia de Deus Pai, que cura as feridas e perdoa os pecados, amando-o incondicionalmente.
Os cobradores de impostos eram desprezados e marginalizados porque  colaboravam com a dominação romana, cobrando impostos e, em geral, aproveitando para roubar. Jesus rompe os esquemas sociais que dividem os homens em bons e maus, puros ou impuros. Chamando Mateus, um cobrador de impostos para ser seu discipulo, e comendo com os pecadores, Jesus  nos mostra que sua missão é reunir e salvar  aqueles que a sociedade ´hipócrita rejeita como maus .  Quando Jesus diz para Mateus-   Segue-me!”. Abre-se diante de Mateus a possibilidade de um caminho novo, impensável até aquele momento. É convidado a deixar de ser uma engrenagem do império opressor, para passar a ser um íntimo colaborador na construção de um Reino de liberdade, justiça e solidariedade.Deixemos que Jesus passe e nos olhe no nosso dia a dia e, como São Mateus, tenhamos a coragem de acolher esse olhar e a proposta que dele brota. Sem dúvida, nossa vida passará a ser diferente e poderemos também ser parte deste círculo aberto, inclusivo e integrador de amigos e amigas de Jesus que continuam lutando pela Sua mesma paixão: o ser humano e a casa em que ele habita. Deus necessita de pessoas dispostas para trabalhar na contrução do projeto de Jesus. Mateus contribuiu com sua parte: HOJE,cabe a nós dar continuidade a essa missão.  Louvor e Glória ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário