Assim o indicou o Santo
Padre a uma delegação luterana da Finlândia, em ocasião da festa de
Santo Enrique de Uppsala, padroeiro desse país. O encontro também
aconteceu na véspera da Semana pela Oração da Unidade dos Cristãos cujo
tema este ano vem do livro do profeta Miqueias: "Aquilo que o Senhor
exige de nós?".
Bento XVI assinalou que "o
profeta deixa claro o que o Senhor exige de nós: trata-se de ‘fazer
justiça, amar a misericórdia, e caminhar humildemente com nosso Deus’".
"O tempo do Natal que
acabamos de celebrar nos recorda que Deus é aquele que desde o início
caminhou conosco, e aquele que, na plenitude dos tempos, encarnou-se
para nos salvar de nossos pecados e para guiar nossos passos no caminho
da santidade, da justiça e da paz".
O Santo Padre ressaltou
logo que "caminhar humildemente na presença do Senhor, em obediência à
sua palavra de salvação e com a confiança em seu plano de graça, fornece
uma imagem vívida não só da vida de fé, mas também de nosso caminho
ecumênico para a plena e visível unidade de todos os cristãos".
"Nesta jornada de
discipulado, somos chamados a continuar juntos na estrada estreita de
fidelidade à vontade soberana de Deus para lidar com quaisquer
dificuldades ou obstáculos que possamos encontrar".
Portanto, disse o Papa,
"para avançar no caminho da comunhão ecumênica – destacou o pontífice -
precisamos estar cada vez mais unidos em oração, cada vez mais
comprometidos com a busca da santidade, e cada vez mais empenhados nos
âmbitos da pesquisa teológica e cooperação a serviço de uma sociedade
justa e fraterna".
"Seguindo este caminho de
ecumenismo espiritual, caminhamos verdadeiramente com Deus e uns com
outros na justiça e no amor porque, como afirma a Declaração Conjunta
sobre a Doutrina da Justificação: ‘Somos aceitos Por Deus e recebemos o
Espírito Santo que renova nossos corações, enquanto nos capacita e chama
às boas obras’".
O Papa Bento XVI expressou
sua esperança de que a visita a Roma da delegação finlandesa "contribua
para fortalecer as relações ecumênicas entre todos os cristãos" neste
país.
"Vamos agradecer a Deus
por tudo que tem sido feito até agora e rezemos para que o Espírito da
verdade guie os seguidores de Cristo em vosso país em um amor e uma
unidade cada vez mais forte, enquanto se esforçam por viver na luz do
Evangelho e iluminar com ela as grandes questões morais que enfrentam
nossas sociedades".
"Se percorrermos juntos
com humildade o caminho da justiça e da misericórdia que o Senhor nos
indicou, os cristãos, não apenas viverão na verdade, como também serão
faróis de alegria e de esperança para todos os que buscam um ponto
seguro de referência em nosso mundo em constante mudança", concluiu.
Fonte: acidigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário