A Campanha da
Fraternidade, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB), é realizada anualmente pela Igreja católica, sempre no período
da Quaresma. A cada ano é escolhido um tema, que define sob qual
perspectiva a solidariedade será despertada, em relação a questões que
envolvem toda a sociedade brasileira.
O secretário executivo da
Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, afirma que um dos
papéis da CF é ser um “elo” entre a igreja, os fiéis e a sociedade. “A
campanha da Fraternidade é a igreja a serviço da sociedade, é uma
evangelização que ultrapassa as fronteiras da igreja e, dessa forma, a
igreja cumpre, de fato a sua missão, que é evangelizar de uma forma bem
ampla”, explica o padre.
Sobre a celebração aos 50
anos da CF, padre Luiz Carlos revela que este é um momento de “voltar às
raízes do espírito que levou ao nascimento da CF”. Para o lançamento,
ficou definida na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro, uma visita ao
município de Nísia Floresta (RN), localidade onde a Campanha teve
início.
A programação seguirá
ainda no dia 14, à tarde, quando haverá uma entrevista coletiva com a
imprensa. No dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF
2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17h, será
realizada a solenidade oficial de lançamento, e, às 20h, será celebrada
uma missa na Catedral Metropolitana de Natal (RN).
Histórico
A história da fundação da
CF teve início quando três padres responsáveis pela Cáritas brasileira,
em 1961, idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as
atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la
autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da
Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal
(RN), com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos
norte-americanos.
No ano seguinte, 16
dioceses do Nordeste realizaram a campanha. A princípio não houve grande
êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos
Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e
na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora)
da Igreja em nosso País.
Este projeto foi lançado,
em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso
renovador do espírito do Concílio Vaticano II, o que foi fundamental
para a concepção e estruturação da CF. Ao longo de quatro anos, durante
as sessões do Concílio, onde houve diversos momentos de reunião, estudo,
troca de experiências, nasceu e cresceu a CF.
Fonte: cancaonova
Nenhum comentário:
Postar um comentário