Desde sua
abertura, que no Brasil aconteceu em 12 de outubro, com uma Missa
solene celebrada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o Ano
da Fé já mobilizou muitos fiéis em todo o mundo. Um acontecimento
marcante e recente foi a chegada dos conteúdos do Ano da fé também à
China, com o lançamento na internet, por parte do Vaticano, do logotipo e
do calendário do Ano da Fé em caracteres chineses.
Nos
vários seminários, congressos e palestras realizados, o objetivo tem
sido sempre o mesmo: aprofundar o conhecimento da fé católica. “O
conhecimento da fé introduz na totalidade do mistério salvífico revelado
por Deus”, escreveu o Papa na Carta Apostólica Porta Fidei, com a qual
foi instituído o Ano da Fé.
Essa
necessidade de conhecimento revela também o aspecto racional da fé, que
não se restringe ao campo das emoções, do sentimento. Em entrevista ao
noticias.cancaonova.com sobre o Ano da Fé, concedida em março do ano
passado, o vigário geral da Catedral Metropolitana de Montes Claros
(MG), padre José Honório de Andrade, desmistificou a ideia que algumas
pessoas têm de que a fé é incompreensível, que permanece apenas no campo
da sensibilidade. Na época, ele estava iniciando uma escola de formação
na paróquia para preparar os fiéis para o Ano da Fé.
“Fé não
significa que a gente não possa entender. O mistério ‘fidei’ é
inteligível, porém ele não se esgota numa simples explicação ou num
simples dogma. Ele sempre se revela novo, aberto aos desafios de hoje em
que o ser humano, o cristão é chamado a viver. Estar no mundo e, a
partir da sua fé, transformar as realidades de morte em esperança e
salvação”, explicou.
Como
forma de auxiliar a formação dos fiéis com relação à fé que professam, o
Papa tem dedicado várias de suas catequeses a esta temática. Em 17 de
outubro do ano passado, ele iniciou um ciclo de catequeses sobre a fé
cristã. Desde então, o Santo Padre já fez reflexões sobre a natureza da
fé, a fé da Igreja, os desígnios de Deus, os caminhos para conhecer
Deus, a racionalidade da fé em Deus, as etapas da revelação dentre
vários outros temas.
E sobre a
maneira de viver o Ano da Fé, o padre Wagner Ferreira, da Comunidade
Canção Nova, acredita que isto deve ser feito com o coração aberto para
uma nova experiência do Senhor Jesus, que é o Salvador da humanidade e
dá sentido à existência humana.
"Cada
fiel deve viver, portanto, o Ano da Fé como uma oportunidade de
renovação da graça para poder proclamar com alegria que, em Jesus
Cristo, toda e qualquer pessoa humana encontra a sua dignidade, a sua
verdadeira liberdade”, disse o sacerdote.
Fonte: cancaonova
Nenhum comentário:
Postar um comentário