Escrito por Fúlvio Costa
Sex, 13 de Julho de 2012 09:46
Teve
início no fim da tarde desta quinta-feira, 12, o tão esperado 3º
Congresso Missionário Nacional, que acontece no Colégio Marista de
Palmas (TO) e segue até domingo, 15. Momentos antes da abertura, que
teve a fala de várias autoridades da Igreja, inclusive do representante
da Congregação para a Evangelização dos Povos, padre Vito Del Prete,
quatro (arce) bispos falaram sobre suas expectativas para o evento.
Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas e presidente de honra do Congresso
Eu
espero que nesse Congresso, a Igreja no Brasil dê um salto de qualidade
na consciência missionária, portanto, a expectativa é que o evento
coloque fogo no coração das pessoas para que elas se sintam
comprometidas com a Missão, algo que não acontece ainda plenamente, seja
aqui em nossa região e em todo o Brasil. Nossa expectativa maior é um
ganho de qualidade na consciência e cooperação missionária.
Dom Sérgio Braschi, presidente do Conselho Missionário Nacional (Comina) e da Comissão Missionária da CNBB
Esse
Congresso é antes de tudo um momento celebrativo de ação de graças a
Deus por tudo que a Missão está fazendo pela Igreja no Brasil. Não
somente os missionários e missionárias de outros países, ou mesmo de
nosso país que saem, deixam tudo para levar o Evangelho além-fronteiras,
mas também pelo despertar da Igreja, do nosso laicato para a missão.
Segundo lugar, para a gente assumir um grande desafio de um mundo
secularizado e pluricultural e nos preparar para o Congresso Missionário
Americano e o Congresso Missionário Latino-Americano (CAM4/Comla9), que
acontecerá no próximo ano, na Venezuela. Aqui nós nos preparamos na
reflexão, no assumir nossa missão de discípulos-missionários, de
profetas de Jesus, um mundo um pouco difícil sabemos, mas é esse o mundo
que Deus ama e que ele quer que receba a boa nova da evangelização.
Dom Armando Gutiérrez, bispo de Bacabal (MA) e responsável pela dimensão missionária do Regional Nordeste 5 (Maranhão)
O
Congresso normalmente se articula na partilha de experiências. Temos um
tema comum, “Discipulado missionário: do Brasil para um mundo
secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”, e a
representatividade dos missionários de todo o Brasil. Queremos partilhar
sobre esse tema à luz das reflexões que possam trazer os palestrantes,
as dificuldades que temos para realizar a Missão de Cristo, para sermos
discípulos num mundo secular e pluricultural à luz de tudo que o
Concílio Vaticano II nos colocou. Eu espero a riqueza das formas da
criatividade do nosso povo brasileiro no viver a missão no dia de hoje.
Dom Edson Damian, bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM)
O
3º Congresso Missionário Nacional deve reanimar para a missão e de um
modo especial ajudar toda a Igreja a ser missionária. A dimensão
missionária deve perpassar todas as pastorais e animar todas as nossas
paróquias. Na medida em que nossas paróquias se abrem para buscar os
afastados e para acolher os irmãos que voltam, elas estão cumprindo sua
missão que, por natureza, é missionária e deve ser até o fim dos tempos. Por: POM
Nenhum comentário:
Postar um comentário