quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Liturgia Diária : 23ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira

Primeira Leitura (1Cor 8,1b-7.11-13)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 1bo conhecimento incha, a caridade é que constrói. 2Se alguém acha que conhece bem alguma coisa, ainda não sabe como deveria saber. 3Mas se alguém ama a Deus, ele é conhecido por Deus! 4Quanto ao comer as carnes de animais sacrificados aos ídolos, nós sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e que Deus é um só. 5É verdade que alguns são chamados deuses, no céu ou na terra, e muita gente pensa que existem muitos deuses e muitos senhores. 6Para nós, porém, existe um só Deus, o Pai, de quem vêm todos os seres e para quem nós existimos. E, ainda, para nós, existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe, e nós também existimos por ele. 7Mas nem todos têm esse conhecimento. De fato, alguns habituados, até o presente, ao culto dos ídolos, comem da carne dos sacrifícios, como se ela fosse mesmo oferecida aos ídolos. E assim, a sua consciência, que é fraca, fica manchada.

11E então, por causa do teu conhecimento, perece o fraco, o irmão pelo qual Cristo morreu. 12Pecando, assim, contra os irmãos e ferindo a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que pecais. 13Por isso, se um alimento é ocasião de queda para meu irmão, nunca mais comerei carne, para não escandalizar meu irmão.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 138)


— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.

— Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!

— Senhor, sondai-me, conhecei meu coração, examinai-me e provai meus pensamentos! Vede bem se não estou no mau caminho, e conduzi-me no caminho para a vida!

Evangelho de hoje (Lc 6,27-38) - Egídio Serpa | Egídio Serpa - Diário do  Nordeste

Evangelho (Lc 6,27-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.

30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam.

33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.

36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Compreendendo e Refletindo

 “Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam”(Lucas 6,27).

Jesus está hoje, na Sua pregação, dizendo àqueles que O escutam, aos Seus discípulos e a cada um de nós, que precisamos aprender a dar a outra face. Dar a outra face, na verdade, é dar o melhor de nós. Porque se alguém nos oferece o pior que está nele, no seu coração, não vamos dar o pior de nós, vamos dar o melhor de nós, para que o pior que vem do outro não fique em nós, para que o que vem de negativo do outro não pare em nós.

Se alguém me dá uma ofensa, não preciso comprar a ofensa dele, eu tenho algo melhor para dar a ele do que a ofensa. Tenho amor, perdão, misericórdia e a graça divina; imagino que isso seja o melhor que há em mim! O amor de Deus em mim é o melhor que posso ter dentro de mim, mas se eu não o tenho, preciso ter.

Se o outro vem com ódio e eu respondo com ódio, imagina que engodo não fica essa vida, que tragédia não fica, que sentimento de vingança vai se alimentando, se acumulando, vai se formando, e crescem todas essas situações duras e cruéis da vida humana: as invalidades eternas, brigas, confusões, divisões e separações.

Falta o Evangelho. Você pode saber que onde houver brigas, ofensas, faltou alguém fermentar ali o Evangelho. Entre duas pessoas ofendidas só pode crescer a ofensa; entre duas pessoas ressentidas e magoadas, só pode crescer o ódio, o rancor e os sentimentos negativos. Basta, no entanto, uma só ter o amor do Evangelho para expulsar aquilo de pior que o outro possa trazer.

Você terá sempre saúde, bênção e proteção quando der Deus e o amor d’Ele àqueles que não lhe dão da mesma forma

A receita da vida é essa: amar quem não nos quer bem, fazer o bem a quem nos faz o mal, orar e abençoar aqueles que nos amaldiçoam, e rezar por quem é desonesto, quem nos calunia e fala mal de nós.

Se fulano falou mal de você, abençoe ele evangelicamente, para que o mal dele não fique dentro de você, não vire um ranço, aquela coisa negativa, e possa corroer sua saúde mental, emocional e espiritual. Dê a ele aquilo que você tem. Se você tem Deus, dê Deus a ele; se você tem amor, dê amor a ele; se você tem perdão, dê perdão a ele, mas se lhe falta alguma dessas coisas, busque de verdade.

Tenho certeza que você terá sempre saúde, bênção e proteção de Deus quando der Deus e o amor d’Ele àqueles que não lhe dão da mesma forma.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo - Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário