Hoje, através da musica que eu vou cantar agora, vocês vão adivinhar qual será o tema da nossa reflexão de hoje, está certo? E quem souber cantar pode me acompanhar.
Eu sou a ovelhinha
Jesus é meu pastor
Jesus me põe nos ombros
Com muito amor
Me chama pelo nome
E eu conheço sua voz
Ele ama seu rebanho
E cada um de nós
Cada um
Cada uma
E agora crianças , de quem se falou nessa musica ?
Quem é o pastor ? O que faz o pastor ?
Quem são as ovelhas ? E como jesus as carrega ?
Vocês são as ovelhas de Jesus , e quando ele as chamam vocês o atendem também? Vocês se deixam ser carregados nos ombros de jesus ?
Que alegria saber que Jesus é o bom pastor que cuida de nós, nos ama , nos quer bem.
Ao contrário daqueles que se dizem pastores, mas que não tem compromisso com o seu rebanho, Jesus é um Pastor solícito, Ele que conhece cada ovelha pelo nome, sabe de suas necessidades!
Como Pastor verdadeiro, Jesus não ilude as suas ovelhas com promessas de vida fácil, mas Ele garante a segurança delas e, se preciso for, as carrega no colo, cura as suas feridas!
O primeiro passo de quem deseja fazer parte do rebanho do Senhor, é a conversão do coração, a conversão nos abre à luz de Cristo, nos insere no coração do Pai!
Quem coloca em prática os ensinamentos de Jesus, não tem dificuldades em reconhecer a voz do Bom Pastor em meio as vozes dos falsos pastores!
Como ovelhas pertencentes ao rebanho do Senhor, devemos testemunhar a nossa adesão à Jesus sem nos intimidar diante os falsos pastores, aqueles que tentam sobrepor a voz do Pastor verdadeiro!
De pé com alegria vamos cantar pra receber a jesus ,nosso bom pastor .
Ato penitencial –
Sabe ,crianças , eu andei pesquisando muito sobre as ovelhas para que pudéssemos entender porque Jesus faz essa comparação conosco : vejam só o que descobri:
A ovelha é um animal bastante ingênuo e tolo. Ela não sabe separar a erva boa para comer da erva venenosa, por isso o pastor tem que ir à frente preparar a pastagem com cuidado, retirando aqueles que podem envenená-la.
A ovelha é um animal muito medroso e basta que ela não sinta o cheiro do pastor para que fique trêmula de medo e no auge do medo pode sair correndo do aprisco e se torna presa fácil dos predadores.
Quando a ovelha sente a chegada do lobo, ela fica apavorada e não sabe como se defender e é devorada facilmente por ele .
A ovelha é muito sensível a perturbação das moscas que ficam rodeando a sua cabeça o tempo todo e acaba ficando desnorteada. Balança a cabeça de um lado para o outro tentando fugir do assédio dos insetos e acaba emagrecendo e vendo que não consegue se livrar dos insetos, sai correndo sem direção. Quando uma ovelha corre a outra fica apavorada e vai atrás. É preciso que o pastor molhe a cabeça dela com óleo para afastar os mosquitos. À noite elas gostam de brincar de dar cabeçadas ai elas caem de costas e não dão conta de se levantar , se o pastor não as levanta elas morrem assim .
Viram crianças , como a ovelha é frágil , como ela precisa da proteção do pastor? Assim somos nós , ovelhinhas frágeis na presa do pecado e do encardido também , se não nos cuidamos , ele vem disfarçado de lobo e nos desencaminha para o mal , nos fazendo ficar longes de Jesus ; ele é o lobo mau da nossa vida
O pecado é o caminho perdido , é o aprisco ,é o lobo mau na nossa vida que está logo à nossa frente , é o fim de uma ovelhinha tão amada que se deixou levar por outros pastores que só queria o seu mal e a incentivou ao pecado .
Por isso , nesse momento , vamos pedir ao nosso bom pastor , perdão , pelas vezes que nos afastamos dele , ouvindo a voz de outros pastores que não são bons e nos deixando cair em tentação, vamos pedir perdão cantando .
Leitura – Hoje , crianças, Deus promete na leitura que iremos ouvir , que enviará bons pastores para cuidar do seu povo. E esse povo, somos nós , todos nós aqui .
Nosso Deus, crianças , é o Deus do Amor, da misericórdia, por isso jamais irá nos abandonar. Nós somos ovelhinhas bem amadas Dele . Vamos ouvir com muita atenção o que Ele tem a nos falar?
Aclamação – Jesus é nosso bom pastor e não aceita que nenhuma de nós ovelhinha nos percamos pelo caminho, por isso , ele nos conhece pelo nome , sabe de nossa vida e cuida de cada um de nós , Isso vamos ouvir agorinha mesmo no evangelho , mas antes ,vamos todos ficar de pé e cantar com alegria .
PRECES DOS FIÉIS
1. Iluminai, ó Pai, o Santo Padre o Papa Francisco ,os Bispos e toda a Igreja, para que, por meio da pastoral comprometida preferencialmente com os mais pobres e sofridos, sejam no mundo sacramento de Cristo Bom Pastor. rezemos
2. Protegei nossos padres que, na nossa Comunidade , entregam as suas vidas como Cristo Bom Pastor. Rezemos
3. Despertai vocações sacerdotais, diaconais e religiosas e animai os nossos seminaristas para aprofundarem a sua formação no sentido do Cristo o Bom Pastor. rezemos.
4. Abençoai nossas crianças e desperte em cada uma delas a missão de ser uma ovelha, reconhecendo a sua voz do pastor e sempre indo ao seu ao seu encontro com alegria e fé , rezemos
5. Olhai para os que nos governam, a fim de que também eles sejam bons pastores, cuidando responsavelmente do povo que lhes foi confiado, rezemos.
Ofertório _ Hoje Senhor nossa oferta é singela, porém muito significativa.
Queremos oferecer a ovelha que somos, pequena no tamanho, mas grande na utilidade. Com essa ovelha vai também nosso desejo de acolher a todos os nossos irmãos e fazê-los entender o grande sacrifício de amor que tens por nós.
Queremos oferecer o sinal da boa ovelhinha, seu sininho, sua alegria em ser ovelhinha do Senhor, aquele som que avisa que sempre estaremos por perto e vamos também caminhando e chamando as outras ovelhinhas que caminhem conosco.
Queremos oferecer o cajado com o qual queremos sempre nos conduzir no seu caminho. Apoiando-nos em suas palavras, nos levantando de nossas quedas, nos apoiando quando estivermos fracos e desanimados.
Queremos oferecer junto ao pão e ao vinho, as vestes do nosso pastor, como sinal de que sabemos reconhecê-lo mesmo quando não o vemos. Pois ele é presença viva em nossa vida.
Vamos então continuar ofertando a nossa alegria ao nosso Deus, cantando o canto do ofertório.
Comunhão – Que alegria! Somos as ovelhas preferidas de Jesus. Ele como bom pastor nos chama a sentarmos em sua mesa, a ceiarmos com Ele e nos sentirmos bem acolhidos em sua casa que é seu coração. Vamos todos ao seu encontro cantando.
Ação de graças
Silêncio
Jesus, crianças , nos quer sempre pertinho Dele, como ovelhinhas sobre a proteção do pastor, por isso vamos aproveitar esse momento e rezarmos juntos uma pequena oração em agradecimento ao nosso bom pastor;
Oração - Senhor Jesus, meu bom pastor...
Como ovelhinha que sou
Sinto-me agradecida ao Senhor
Por saber que sou protegido (a) e amado (a)
Obrigado por todo o seu amor
Prometo sempre seguir seus ensinamentos
E não me esquecer que jamais estarei sozinho
Cuide Senhor, que todos os meus irmãos.
Mais afastados do rebanho e longe de ti
Tenham a alegria de retornar ao caminho
de conhecer seu amor e seu carinho
Amém
| Fonte: Catequese Católica |
Nenhum comentário:
Postar um comentário