Dom Pedro Luiz Stringhini
Bispo de Mogi das Cruzes (SP)
‘Com a mãe Aparecida, celebramos Cristo Rei’ foi o lema do Evangelizai 2014, a festa anual da diocese de Mogi das Cruzes, realizada no domingo de Cristo Rei. A edição desse ano acolheu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário nacional. A solenidade de Cristo Rei, no final de novembro, encerra o ano litúrgico dá início ao Advento, as quatro semanas de preparação para o natal cristão.
A mensagem bíblica para o domingo do Cristo Rei é a imagem de Deus como pastor do seu povo. ‘O Senhor é meu pastor, nada me falta’ (Sl 22). Ser bom pastor em busca da ovelha perdida é o jeito de Deus reinar. “Vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas, vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas, vou apascentar minhas ovelhas e fazê-las repousar, vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada” (Ez 34). Pastor bondoso, cheio de ternura e compaixão!
Contudo, Deus é o pastor que faz justiça, o juiz justo, que defende os pobres e sofredores: “vou vigiar a ovelha gorda e forte; vou apascentá-las conforme o direito, farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes” (Ez 34,16-17). Na parábola do julgamento final do evangelho de Mateus, Jesus Cristo, rei e pastor, diz que “o Filho do Homem separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos” (Mt 25,32). O critério são as obras de misericórdia, isto é, o que cada um tiver feito ao faminto, sedento, doente, nu, preso, estrangeiro.
A plenitude do reinado de Cristo é a ressurreição: “Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram” (1Cor 15,20). Ressuscitado, vivo e vitorioso, “é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés; o último é a morte” (1Cor 15,26).
Cristo Rei é a meta para a qual convergem as aspirações da história humana e de cada ser humano, na harmonia entre ser humano e a criação (ecologia humana e ambiental). Esta é a visão cósmica da realeza de Cristo, visto que n’Ele o Pai quer reconciliar todo o universo, passo a passo, até “que Deus seja tudo em todos” (1 Cor 15,28). Nesse amplo contexto cósmico, histórico e universal do reinado de Cristo e da presença do Reino de Deus, insere-se a Igreja, e com ela a presença dos cristãos no mundo e cada Igreja particular, a diocese.
A festa diocesana Evangelizai é um momento de oração, unidade, fraternidade, ação de graças. A diocese de Mogi tem motivos: as atuais cinqüenta e cinco paróquias, as cinco quase-paróquias, as quatro áreas pastorais, as mais de trezentas capelas e comunidades, o empenho dos padres e diáconos, as religiosas, seminaristas, as pastorais, os movimentos eclesiais, a juventude, a pastoral familiar. E mais, todos os fiéis leigos, com seu eficaz protagonismo evangelizador e transformador, na igreja e na sociedade. Tudo isso torna vivo o sonho de Jesus de que haja um só rebanho e um só pastor.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário