Primeira Leitura (Jó 42,1-3.5-6.12-16)
Leitura do Livro de Jó.
1Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2“Reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto. —3Quem é esse que ofusca a Providência, sem nada entender? — Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza”.
12O Senhor abençoou a Jó no fim de sua vida mais do que no princípio; ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
13Teve outros sete filhos e três filhas: 14a primeira chamava-se “Rola”, a segunda “Cássia”, e a terceira “Azeviche”. 15Não havia em toda a terra mulheres mais belas que as filhas de Jó. Seu pai lhes destinou uma parte da herança, entre os seus irmãos. 16Depois desses acontecimentos, Jó viveu cento e quarenta anos, e viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração. E Jó morreu velho e repleto de anos.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 118)
— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
R- Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
— Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!
— Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade!
— Sei que os vossos julgamentos são corretos, e com justiça me provastes, ó Senhor!
— Porque mandastes, tudo existe até agora; todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!
— Sou vosso servo: concedei-me inteligência, para que eu possa compreender vossa Aliança!
— Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.
Compreendendo e Refletindo
Busque o lugar dos humildes, é ali que Deus se encontra, é ali que Ele espera também para se encontrar com você!
“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado” (Lucas 10, 21).
“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado” (Lucas 10, 21).
Os discípulos estão contentes, porque, no poder de Jesus, eles conseguiram derrotar o mal e até os demônios obedecem às suas ordens. No entanto, o que deve alegrar um discípulo de Jesus não é poder vencer os demônios, curar as doenças e enfermidades e falar em nome de Jesus – é claro que todos estes são motivos de regozijo para o coração de um discípulo! Mas a grande alegria que deve exultar em nosso coração é de ter o nosso nome escrito no coração de Deus, ter o nosso nome escrito no céu!
Hoje Jesus exulta de alegria porque a sabedoria dos céus não foi revelada aos grandes, aos poderosos e aos entendidos deste mundo, mas sim aos pequeninos. E pequeninos aqui devem ser traduzidos por “humildes”, porque estes têm um coração pobre, simples, despojado, que não se envaidecem, que não se orgulham daquilo que fazem, que não se sentem melhores e mais capazes do que os outros, que não humilham os outros por aquilo que sabem, que têm ou que podem.
Quem tem um lugar escrito no céu não é quem pode muito nesta vida, mas é quem talvez nem possa nada, a única coisa que pode é servir a Deus, confiar n’Ele, colocar no Senhor a sua confiança e a sua esperança. Porque ao ter algo é como se não o tivesse; ao saber não se vangloria de sua sabedoria; ao ter alguns êxitos não faz deles motivos de orgulho ou de menosprezo a quem não recebeu a mesma graça.
A sabedoria evangélica nos coloca, muitas vezes, até abaixo dos outros. Isso, sim, deve ser motivo de alegria aos nossos corações! Aos olhos humanos podemos não parecer ser muita coisa, mas aos olhos de Deus somos tudo! Pode ser que você não seja valorizado e reconhecido como você merece ou deseja; pode ser que nem os seus deem o valor ou o reconhecimento que você merece. O mais importante é você ter o reconhecimento e a valorização do coração de Deus.
Não busque coisas grandiosas demais para você, não busque se exaltar, não busque nunca estar acima dos outros! Não busque nunca ser o melhor, o mais importante, o mais aplaudido, o mais festejado e o mais celebrado! Busque o lugar dos humildes, é ali que Deus se encontra, ali que Ele espera também para se encontrar com você!
Deus abençoe você!
Evangelho (Lc 10,17-24)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.
18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes!24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário