O Estado do Ceará (Regional Nordeste 1 da CNBB) realizou, nos dias 4 a 6 de outubro, o II Encontro de Líderes da Juventude Missionária (ELJUMI). Com o tema: Juventude Solidária e a Missão Universal, o evento reuniu, na cidade de Fortaleza, Jovens Missionários das dioceses de Limoeiro do Norte, Crato, Sobral, Itapipoca e da arquidiocese de Fortaleza.
A formação contou com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto. A programação decorreu regada de bons momentos, e o tempo dividido de modo a permitir, além das formações, convivência, entrosamento e troca de experiências entre os representantes de diversos grupos.
A coordenadora regional, Sara Guerra fez uma retrospectiva da JM, num verdadeiro túnel do tempo. No decorrer do dia, aconteceram três palestras. Lucas Guerra apresentou a metodologia, formação e articulação de grupos de JM; Cleyton, falou sobre a visita missionária e a importância de seguir o seu roteiro; já padre Marcelo refletiu sobre a missionariedade, espiritualidade e jovialidade.
Após o estudo houve uma animada caminhada até a igreja da paróquia Coração Imaculado de Maria, do bairro, onde houve missa de abertura do Mês Missionário. Outubro, mês em que se comemora o dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, mês da beatificação de São Francisco Xavier, Padroeiros das Missões; mês da Campanha
Missionária e o Dia Mundial das Missões, não poderia existir melhor tempo para reunir os Jovens Missionários.
A noite do sábado foi reservada para um momento cultural, que começou com música e seguiu com jogos de mímica e a brincadeira de bandeirante (pique bandeira, pega bandeira, rouba bandeira). Como jovem tem sempre muita coisa para partilhar, a animação se estendeu até a madrugada.
O domingo foi reservado para fechar objetivos, traçar metas e tomar decisões. Além de elencar as principais ações planejadas para o ano de 2014, foram feitas as eleições de coordenadores e articuladores por diocese.
O encontro evidenciou como estão os grupos de jovens em cada diocese, as principais dificuldades e conquistas, bem como onde se deseja chegar e o que fazer para isso.
As atividades encerraram com o envio missionário, seguido do almoço regado de lembranças, muitas fotos e troca de contatos. Em 2014, a cidade de Sobral será sede do III ELJUMI.
Flávio Rebouças, JM na diocese de Limoeiro do Norte (CE).
Fonte: POM
Nenhum comentário:
Postar um comentário