Precisamos respeitar os mais velhos
Precisamos ter honra, respeito e consideração a todos aqueles que vieram antes de nós. Respeitar a sabedoria dos mais velhos.
Na Liturgia de hoje, nós celebramos São Joaquim e Sant’Ana, os pais de Nossa Senhora, os avós de Jesus.
Na meditação do Evangelho de hoje, eu queria chamar a atenção para
aqueles que são os nossos avós. Alguns avós ainda são avós muito jovens:
casaram muito cedo, tiveram filhos e, logo, esses filhos lhes deram
netos. Mas eu queria chamar a atenção para nossos avós, sobretudo, para
aqueles que já são mais idosos.
Nós, muitas vezes, gostamos do colo do avô, da avó, mas a Palavra de
Deus chama a nossa atenção para que tenhamos respeito e consideração
para aqueles que são os nossos antepassados.
E quando dizemos “nossos antepassados”, nós queremos aqui lembrar que
são aqueles que vieram antes de nós. E aí, pela ordem cronológica,
claro que são os nossos pais, depois os nossos avós, e se você tem a
graça de ter bisavós… E assim por diante. Em outras palavras: precisamos
respeitar os mais velhos.
Precisamos ter honra, respeito e consideração a todos aqueles que
vieram antes de nós. Respeitar a sabedoria dos mais velhos. Ainda que
muitas vezes nos sintamos irritados, ou achamos que eles são antiquados,
ou ainda de outra geração. É o respeito para com eles que nos garante a
bênção do Senhor em nossa vida.
Na sua juventude, não despreze ninguém por ser velho, ancião ou mais
idoso. Muito pelo contrário, tenha para com eles um respeito, um amor e
até uma veneração. Existe neles muita sabedoria, a sabedoria da vida, a
sabedoria dos anos, a consideração que nós precisamos ter para com
aqueles que já são de mais idade.
Quero hoje pedir a Deus que abençoe nossos vovôs e vovós que estão
doentes, que estão sofrendo. Sobretudo, sofrendo com a solidão, muitas
vezes com o abandono ou com a incompreensão da vida, dos netos e dos
filhos. Que sobre esses, Deus conceda uma bênção muito especial.
E se você tem um vovô e uma vovó, não esqueça de dar um beijo e orar muito por essa graça que Deus te deu.
Um dia muito abençoado para você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário