O privilégio do discípulo de Cristo é carregar a cruz do Senhor com todo amor do seu coração.
É com muita alegria que celebramos hoje a festa do apóstolo São Tiago.
São Tiago foi um dos primeiros a seguir Jesus. De temperamento
impetuoso mas, ao mesmo tempo, um discípulo fiel, São Tiago procurou
sempre estar muito próximo do Senhor.
Ele era irmão do também apóstolo João, que escreveu para nós o Evangelho. Ambos eram filhos de Zebedeu.
Um dia, a sua mãe – como nos relata o Evangelho de hoje (cf. Mt
20,20-28) – foi aproximar-se de Jesus para um privilégio, algo muito
particular: que os seus filhos sentassem um à Sua direita e outro à Sua
esquerda quando Jesus viesse em Sua glória.
É a mãe que sabia que havia dado os seus dois filhos para a messe,
havia entregado eles para o seguimento de Jesus, então ela se sentia – e
seus filhos também! – no direito de ter privilégios.
Na verdade, quando a gente pede um privilégio, estamos pedindo para
sermos considerados melhores do que os outros, para sermos mais bem
tratados do que os outros, para termos aquilo que os outros não têm.
A resposta de Jesus é muito clara: o privilégio do discípulo de
Cristo é carregar a Sua cruz de cada dia, é saber suportar as
contrariedades, as dificuldades, os sofrimentos da vida em louvor e ação
de graças, em reconhecimento como dom e mérito de Jesus.
Não pense que, por estar há muito tempo na Igreja e segue Jesus,
porque ocupa este ou aquele cargo, que você vai ser mais importante do
que os demais. Pelo contrário: nós não fazemos muito mais do que a nossa
obrigação!
Às vezes, nós até que nos colocamos à disposição para sermos os
discípulos do Senhor, nós até sofremos muito mais do que os outros, até
passamos por ultrajes, humilhações e vergonhas que o mundo nos impõe por
sermos discípulos do Senhor. Que nós não busquemos no Reino de Deus
querer “ser melhor” ou termos privilégios por sermos seguidores de
Jesus.
Não se esqueça: o privilégio do discípulo de Cristo é carregar a cruz do Senhor com todo amor do seu coração.
Que Deus te conceda um dia muito abençoado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário