sexta-feira, 26 de abril de 2013

A fé não é uma alienação mas prepara o caminho para ver o rosto de Deus - Papa Francisco na missa de hoje

    
2013-04-26 Rádio Vaticana
Na homilia da missa de hoje na Capela de Santa Marta o Papa Francisco afirmou que a fé não é uma alienação mas um caminho de verdade que nos ajuda a preparar o encontro com Deus. Numa eucaristia onde estiveram presentes funcionários da Tipografia Vaticana, da Gendarmeria e do Gabinete de Trabalho da Sede Apostólica, o Evangelho do dia trás-nos as palavras de Jesus: "Não esteja perturbado o vosso coração". O Santo Padre considerou-as palavras belíssimas de verdadeiro pastor que procuram transmitir segurança aos discípulos dizendo-lhes que lhes preparará um futuro, um lugar junto do Pai. Também nós somos preparados. A vida cristã - diz o Papa - é todo um trabalho de Jesus e do Espírito Santo. Um trabalho que nos prepara o Céu. E isto não é alienação, mas fé e vida!
No caminho da vida de cada um de nós o Senhor prepara o nosso coração com as provas, as consolações, as tribulações e com as coisas boas. O caminho é sempre preparação... Ouçamos as palavras do Santo Padre:
"Todo o caminho da vida é um caminho de preparação. Às vezes, o Senhor fá-lo rapidamente, como fez com o bom ladrão: tinha apenas alguns minutos para prepará-lo e fê-lo. Mas a normalidade da vida é mesmo assim, não é? : deixar-se preparar o coração, os olhos, os ouvidos para chegar a esta pátria. Porque aquela é a nossa pátria. Mas, Padre, eu fui a um filósofo que me disse que todos estes pensamentos são uma alienação, que nós somos alienados, que a vida é esta, o concreto, e do que há-de vir não se sabe o que é... Alguns pensam assim.... Mas Jesus diz-nos que não é assim e diz-nos: "Tenham fé em mim". Isto que eu te digo é a verdade: eu não te faço uma burla, eu não te engano."

Durante esta manhã o Papa Francisco recebeu Andry Nirina Rajoelina, Presidente de Transição da República de Madagascar, o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e ainda o Monsenhor Rino Fisichela, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. No final da tarde o Santo Padre acolherá em audiência privada o Senador Mario Monti, Presidente do Conselho de Ministros de Itália.
Ainda no âmbito da Santa Sé, o P. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa, afimou ontem num encontro com a Imprensa Estrangeira em Roma, que o Papa Francisco fará apenas uma viagem internacional no corrente ano de 2013 que será aquela ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude de 23 a 28 de Julho. Ao mesmo tempo, o P. Lombardi não excluiu a hipótese da publicação de uma primeira encíclica de Papa Bergoglio, recordando o facto que Bento XVI tinha já elaborado algum material sobre o tema da fé. Aproveitou a oportunidade para informar que o Papa Emérito Bento XVI voltará para o Vaticano para residir na Mosteiro Mater Ecclesiae entre os últimos dias de Abril e os primeiros de Maio. Fonte: News.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário