A Eucaristia é a consagração
do pão no Corpo de Cristo e do vinho em seu Sangue que renova mística e sacramentalmente
o sacrifício de Jesus na Cruz. A Eucaristia é Jesus real e pessoalmente presente
no pão e no vinho que o sacerdote consagra. Pela fé cremos que a presença
de Jesus na Hóstia e no vinho não é só simbólica, mas real; isto se chama
o mistério da transubstanciação já que o que muda é a substância do pão e
do vinho; os accidente—forma, cor, sabor, etc.— permanecem iguais.
A instituição da Eucaristia,
aconteceu durante a última ceia pascal que celebrou com seus discípulos e
os quatro relatos coincidem no essencial, em todos eles a consagração do pão
precede a do cálice; embora devamos lembrar, que na realidade histórica, a
celebração da Eucaristia ( Fração do Pão ) começou na Igreja primitiva antes
da redação dos Evangelhos.
Os sinais essenciais do
sacramentos eucarístico são pão de trigo e vinho da videira, sobre os quais
é invocada a bênção do Espírito Santo e o presbítero pronuncia as palavras
da consagração ditas por Jesus na última Ceia: "Isto é meu Corpo entregue
por vós... Este é o cálice do meu Sangue..."
Encontro
com Jesus amor
Necessariamente o encontro
com Cristo Eucaristia é uma experiência pessoal e íntima, e que supõe o encontro
pleno de dois que se amam. É, portanto, impossível generalizar sobre eles.
Porque só Deus conhece os corações dos homens. Entretanto, sim devemos transluzir
em nossa vida, a transcendência do encontro íntimo com o Amor. É lógico pensar
que quem recebe esta Graça, está em maior capacidade de amar e de servir ao
irmão e que além disso, alimentado com o Pão da Vida deve estar mais fortalecido
para enfrentar as provações, para encarar o sofrimento, para contagiar sua
fé e sua esperança. Em fim, para levar a feliz término a missão, a vocação,
que o Senhor lhe dá.
Se apreciássemos de veras
a Presença de Cristo no sacrário, nunca o encontraríamos sozinho, acompanhado
apenas pela lâmpada Eucarística acesa, o Senhor hoje nos diz a todos e a cada
um, o mesmo que disse aos Apóstolos "Com ânsias desejei comer esta Páscoa
convosco " Lc.22,15. O Senhor nos espera ansioso para entregar-se a nós
como alimento; somos conscientes disso, de que o Senhor nos espera no Sacrário,
com a mesa celestial servida.? E nós, por que o deixamos esperando.? Ou é
por acaso, quando vem alguém de visita a nossa casa, o deixamos na sala e
vamos nos ocupar de nossas coisas?
É exatamente isso o que
fazemos em nosso apostolado, quando nos enchemos de atividades e nos descuidamos
na oração diante do Senhor, que nos espera no Sacrário, preso porque nos "amou
até o extremo" e resulta que, por quem se fez o mundo e tudo o que nele
habita (nós inclusive) encontra-se ali, oculto aos olhos, mas incrivelmente
luminoso e poderoso para saciar todas nossas necessidades.
Fonte: Acidigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário