Dom Jorge Lugones
BUENOS AIRES, 05 Mar. 13 / 05:00 am (ACI/EWTN Noticias).-
O Bispo de Lomas de Zamora (Argentina), Dom Jorge Lugones, presidiu uma Missa de agradecimento pelo pontificado de Bento XVI durante a qual destacou o valor com o que enfrentou os escândalos sexuais dentro da Igreja e a proximidade com que acolheu às vítimas.
"Este é o homem que se encarregou da dor e da desonra cometida por
membros da Igreja (…); Sua Santidade Bento XVI não procurou um lugar,
mas procurou servir onde o Senhor lhe pedia, até que realmente não pôde
mais", expressou durante sua homilia.
Nesse sentido, o bispo argentino citou parte da biografia do Papa
Emérito escrita por Peter Seewald, em que Bento XVI faz referência a
estes casos: "sofrestes imensamente e isso me aflige de verdade. Sei que
nada pode apagar o mau que suportastes. Sua confiança foi traída e sua
dignidade foi violada".
"Muitos experimentaram que quando tinham o valor suficiente para
falar do que lhes tinha acontecido, ninguém queria lhes escutar. Os que
sofreram abusos nos internatos devem ter sentido que não tinha jeito de
escapar de seus sofrimentos. É compreensível que lhes seja difícil
perdoar ou reconciliar-se com a Igreja. Em seu nome, expresso
abertamente a vergonha e o remorso que sentimos todos", acrescentou.
Ante os sacerdotes, religiosos e fiéis das 60 paróquias da Diocese, o
Prelado reiterou seu agradecimento pelo pontificado de Bento XVI, "sua
grandeza de coração, sua valentia e o testemunho que nos deixou,
sobretudo por sua confiança em Deus".
Por isso, exortou à Igreja local a "acompanhar a Bento XVI em sua decisão com o carinho e a oração" e "testemunhar assim nossa comunhão com Pedro".
Durante a Missa, Dom Lugones também convidou aos fiéis a viver "o
caminho do deserto quaresmal como uma luta contra o mau que habita em
nós mesmos, a força da Palavra de Deus, a oração de súplica e as obras
de misericórdia para que, saindo à luz, a futura Páscoa nos encontre iluminados com a luz do Senhor Ressuscitado".
"Neste tempo propício de Quaresma,
oramos por Sua Santidade, o papa Bento, e oferecemos e pedimos ao
Espírito Santo pelos eleitores do novo Papa. Obrigado Sua Santidade, e
que Maria, Nossa Senhora da Paz, sempre o proteja", concluiu. Fonte : Acidigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário