Desde o
último dia 17, a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil
(CRB), Irmã Marian Ambrosio, se encontra no Haiti. Ela faz uma visita à
missão intercongregacional iniciada pela CRB Nacional e Cáritas
Brasileira, desde o terremoto que assolou o país, em 2010.
Missionária atuante no Haiti há quase três anos, irmã Maria Dalvani Souza Andrade(foto abaixo), relata as experiências vividas nestes dias com irmã Marian:
“Hoje,
Irmã Marian participou da celebração de ação de graças pela conclusão de
primeira parte do Centro de Evangelização e Ação Social. Estavam
presentes as lideranças de todos os grupos com os quais trabalhamos.
A
celebração foi fecunda, todos os participantes fizeram um breve relato
das atividades desenvolvidas, das dificuldades, mais também dos muitos
frutos colhidos ao longo desses dois anos e cinco meses da nossa
presença. Em seguida, uma equipe coordenou um momento de oração onde
nos ajudou a refletir com o texto São João, “Eu sou o pão da vida” .
A
animadora da oração alertou a buscar um pão que dura e não o pão que
logo que se come e acaba. Portanto, o pão que não se acaba é o amor, a
solidariedade, a justiça, a partilha, o perdão como fez e disse
o próprio Jesus. Este momento foi finalizado com preces espontâneas e a
oração do Pai Nosso.
Irmã Marian em sua fala focalizou que, graças à contribuição dos irmãos e irmãs pobres do Brasil, somos capazes de manter os projetos há tempos iniciados. Para potencializar sua fala, contou a história de uma criança brasileira que na Páscoa ganhou uma caixa de chocolate, e renunciou comer para fazer uma pequena rifa e enviar o dinheiro para as crianças do Haiti comprarem água. Concluiu convidando todos os presentes para cantar – Caminheiro você sabe, não existe caminho, passo a passo pouco a pouco o caminho se faz.Em seguida, foram feitas apresentações teatrais e musicais. Veio representante de todas as áreas onde estamos atuando, e cada grupo apresentou os pontos relevantes que os ajudaram a crescer, como também as dificuldades, além das apresentações teatrais e musicais que falaram de acolhida, partilha solidariedade e fraternidade.
Finalizamos
esse dia fecundo de ação de graças, com a partilha de um almoço
festivo, com direito a apresentação de danças e musicas ao vivo”, contou
a missionária.
Fonte: CRB Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário