Após uma
pausa de uma semana, o Papa Bento XVI retomou nessa quarta-feira, 2, seu
encontro com os fiéis na Audiência Geral. Na Sala Paulo VI, o Santo
Padre dedicou a catequese para explicar sobre a origem de Jesus.
Bento XVI
iniciou as reflexões lembrando que o Natal do Senhor ilumina sempre com
a sua luz as trevas que muitas vezes cercam o mundo. E sobre a origem
desta luz, a origem de Cristo, ele explicou que dos quatro Evangelhos
emerge com clareza a resposta a essa pergunta.
“... a
sua verdadeira origem é o Pai; Ele vem totalmente Dele, mas de modo
diferente de qualquer profeta enviado por Deus que o precederam. Esta
origem do mistério de Deus, “que ninguém conhece”, está contida já nas
histórias sobre a infância dos Evangelhos de Mateus e de Lucas, que
estamos lendo neste tempo natalício”, disse.
E ao
refletir sobre a expressão “por obra do Espírito Santo encarnou-se no
seio da Virgem Maria”, professada no Credo, Bento XVI lembrou a
importância de Maria nesse contexto da origem de Jesus.
“Sem ela a
entrada de Deus na história da humanidade não chegaria ao seu fim e não
teria tido lugar aquele que é central na nossa Profissão de fé: Deus é
um Deus conosco. Assim Maria pertence de modo irrenunciável à nossa fé
no Deus que age, que entra na história”, afirmou.
O
Pontífice destacou ainda que, também na vida cotidiana, os fiéis podem
sentir a sua pobreza, a sua insuficiência, mas lembrou que Deus escolheu
justamente uma mulher humilde, em uma vila desconhecida. “Sempre,
também em meio às dificuldades mais difíceis de enfrentar, devemos ter
confiança em Deus, renovando a fé na sua presença e ação na nossa
história, como naquela de Maria. Nada é impossível para Deus!”.
Por fim,
Bento XVI enfatizou que Jesus é o Filho unigênito do Pai, vem de Deus, e
este é o grande mistério que se celebra no Natal: o Filho de Deus, por
obra do Espírito Santo, encarnou-se no seio da Virgem Maria.
“Este é
um anúncio que soa sempre novo e que traz em si esperança e alegria ao
nosso coração, porque nos doa toda vez a certeza de que, mesmo se muitas
vezes nos sentimos fracos, pobres, incapazes diante da dificuldade e do
mal do mundo, o poder de Deus age sempre e opera maravilhas
propriamente na fraqueza”, finalizou.
Fonte: cancaonova
Nenhum comentário:
Postar um comentário