Qual
a diferença entre os publicanos e os pecadores? Os publicanos eram
aqueles que se colocavam a serviço dos romanos, eram funcionários que,
aos olhos da maioria, assumiram serviços impuros por servir aos
governantes; os pecadores eram conhecidos assim por terem seus pecados
conhecidos por todos.
Os demais (escribas e fariseus) viam e murmuravam que Jesus estava entre estes pecadores.
Jesus, ao perceber isso,
conta as parábolas da ovelha e da moeda, em que o Senhor fala da ovelha
que se perde por ser curiosa, pois, por sua própria culpa, desvia-se do
caminho. Assim como nós, que, muitas vezes, por curiosidade seguimos
outro caminho, deixando nosso caminho por algumas coisas que não nos
levam a lugar nenhum; apenas nos diminuem.
Jesus fala também da moeda
que é perdida, cuja responsabilidade é de quem a perdeu por descuido.
Assim como acontece com as pessoas que dão contratestemunhos, pessoas
boas, que estão no ceio da nossa família, também foram perdidas pela a
falta de cuidado, de zelo e atenção nas coisas e detalhes para com o
outro.
Numa casa, o carinho com
que a pessoa coloca a toalha dobrada na cama para a visita, um bilhete
que se coloca faz a direfença. Até quando uma pessoa se veste, os
acessórios são os detalhes que fazem a diferença.
Quantas pessoas, sem
conhecer a Palavra de Deus, passaram a amar Jesus por causa do
testemunho de alguém, pois, enquanto o testemunho arrasta, o
contratestemunho afasta quem está dentro da Igreja, como a moeda que é
perdida.
A mulher da parábola,
quando acha a moeda, festeja. Mas o que faz com que uma pessoa se perca
fora de casa? O que faz com que ela busque uma vida sem verdade?
Não escutar a verdade,
fugir dela faz com que nos percamos. A verdade é dolorosa, mas
necessária. Muitos se perdem por não quererem ouvi-la.
As preocupações com o
mundo, com os prazeres e riquezas também fazem com que nos percamos,
pois sacrificamos muitas coisas para tê-los, como saúde, amigos e
família.
Quem falou que uma pessoa
bem-sucedida no trabalho é mais feliz do que quem não o é? Quantos
artistas famosos se suicidaram ou morreram de overdose? Se dinheiro
realizasse uma pessoa por completo, nenhum rico se mataria. Hoje, é mais
fácil ver um rico se matar do que um mais pobre que trabalha para ter
aquilo todo dia.
A nossa covardia diante de
algumas ocasiões, por preocupação com a nossa imagem, faz com que
sejamos como a ovelha, desgarrando-se.
A falta de diálogo é uma
das coisas que faz com que percamos um familiar. Sabemos que a pessoa
não está bem e não paramos para ouvi-la; assim acontece com muitos
casais quando um dos dois se perde.
O ser humano tem
necessidade de amor. Se seu filho não se sente amado em casa, vai buscar
esse amor fora. Sabe-se lá se o fará nos braços de um traficante, um
bandido. É no seio da família que ela deve encontrar esse amor.
O que traz de volta o
filho que saiu de casa é saber que ele encontrará uma família capaz de
dar o amor que ele tanta deseja. Então, é hora de chegar em casa com um
sorriso, com um interesse pelo outro que está lá.
As famílias foram
desgastadas pelas comparações que os pais fazem entre seus filhos.
Quando começam a ser comparados, os filhos param de se sentir filhos e
acham que só serão felizes se merecerem o amor de seus pais.
Amor só é amor quando é
gratuito e por isso essa palavra quer nos dizer que Deus nos ama. O seu
valor não é o de uma ovelha, você tem um amor sem medida para Deus.
A Palavra do Senhor diz
que Ele vem para salvar e achar o que estava perdido. Independente de
como você tenha se perdido, Deus vem para salvá-lo.
Os filhos de Deus nascem d'Ele pelas boas escolhas que Ele faz!
Todo dia temos a chance de
nos converter e alegrarmos o Senhor. Se Ele faz isso conosco, também
devemos fazer pelos que se perderam. Por isso, vá atrás de seu filho que
saiu de casa e diga que sempre o amará, que as portas de sua casa
sempre estarão abertas a ele. Vá atrás daquela pessoa que começou com
você a sua caminhada na Igreja, mas se perdeu. Ela recebeu a mesma
semente que você, só precisa que alguém assopre isso no coração dela.
Será que não está na hora de buscarmos estas pessoas?
“Pedimos Senhor não só para experimentar a alegria de voltar a Ele, mas de ser um instrumento para que outros também voltem.
"Dá-nos, Senhor, uma conversão do nosso coração para que, uma vez convertido, também possamos ajudar outras pessoas.
Enche-nos com Seu Espírito Senhor e toma-nos em teus braços!”
Márcio Mendes - Membro da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço
Fonte: cancaonova
Nenhum comentário:
Postar um comentário