VATICANO, 18 Jan. 13 / 11:58 am (ACI/EWTN Noticias).-
O Papa Bento XVI
assinalou que todos os cristãos devem caminhar juntos pelo "caminho
estreito" de fidelidade à vontade soberana de Deus, que quer que todos
cheguem à santidade.
Assim o indicou o Santo Padre a uma delegação
luterana da Finlândia, em ocasião da festa de Santo Enrique de Uppsala,
padroeiro desse país. O encontro também aconteceu na véspera da Semana
pela Oração da Unidade dos Cristãos cujo tema este ano vem do livro do profeta Miqueias: "Aquilo que o Senhor exige de nós?".
Bento XVI
assinalou que "o profeta deixa claro o que o Senhor exige de nós:
trata-se de ‘fazer justiça, amar a misericórdia, e caminhar humildemente
com nosso Deus’".
"O tempo do Natal
que acabamos de celebrar nos recorda que Deus é aquele que desde o
início caminhou conosco, e aquele que, na plenitude dos tempos,
encarnou-se para nos salvar de nossos pecados e para guiar nossos passos
no caminho da santidade, da justiça e da paz".
O Santo Padre
ressaltou logo que "caminhar humildemente na presença do Senhor, em
obediência à sua palavra de salvação e com a confiança em seu plano de
graça, fornece uma imagem vívida não só da vida de fé, mas também de nosso caminho ecumênico para a plena e visível unidade de todos os cristãos".
"Nesta
jornada de discipulado, somos chamados a continuar juntos na estrada
estreita de fidelidade à vontade soberana de Deus para lidar com
quaisquer dificuldades ou obstáculos que possamos encontrar".
Portanto,
disse o Papa, "para avançar no caminho da comunhão ecumênica – destacou
o pontífice - precisamos estar cada vez mais unidos em oração, cada vez
mais comprometidos com a busca da santidade, e cada vez mais empenhados
nos âmbitos da pesquisa teológica e cooperação a serviço de uma
sociedade justa e fraterna".
"Seguindo este caminho de ecumenismo
espiritual, caminhamos verdadeiramente com Deus e uns com outros na
justiça e no amor porque, como afirma a Declaração Conjunta sobre a
Doutrina da Justificação: ‘Somos aceitos Por Deus e recebemos o Espírito
Santo que renova nossos corações, enquanto nos capacita e chama às boas
obras’".
O Papa Bento XVI expressou sua esperança de que a visita
a Roma da delegação finlandesa "contribua para fortalecer as relações
ecumênicas entre todos os cristãos" neste país.
"Vamos agradecer a
Deus por tudo que tem sido feito até agora e rezemos para que o
Espírito da verdade guie os seguidores de Cristo em vosso país em um
amor e uma unidade cada vez mais forte, enquanto se esforçam por viver
na luz do Evangelho e iluminar com ela as grandes questões morais que
enfrentam nossas sociedades".
"Se percorrermos juntos com
humildade o caminho da justiça e da misericórdia que o Senhor nos
indicou, os cristãos, não apenas viverão na verdade, como também serão
faróis de alegria e de esperança para todos os que buscam um ponto
seguro de referência em nosso mundo em constante mudança", concluiu. Fonte: Acidigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário