domingo, 4 de novembro de 2012

Termômetro da amizade

Que tipo de bem tenho comunicado aos meus amigos?
fasdVolta e meia conversamos sobre amizade. Se fosse realizada alguma pesquisa, talvez chegássemos à conclusão de que essa é uma das palavras que saem com mais facilidade da boca de todo o mundo.
Mas será que todo o mundo sabe, de verdade, o que está querendo dizer quando fala sobre amizade?
São Francisco de Sales é um Doutor da Igreja, título dado àqueles santos que desenvolveram um ensinamento surpreendente.
Ele também oferece um conceito singular sobre amizade: a caridade é uma amizade, ou seja, amizade é puro amor. E não para por aí não.
Esse santo vai além e destaca que toda a amizade é comunicação de bens.
Eu pergunto para você: o que é um bem?
Bem é tudo aquilo que, quando colocamos em comum, enriquece, acrescenta, plenifica, aperfeiçoa.
Só pode existir bem quando existe amor, e só existe amor onde existe Deus, que é puro amor.
Aqui, São João Evangelista também pode nos ajudar quando ensina que “Deus é luz e nele não há treva alguma” (cf. I Jo 1,5).
Ora, se Deus é amor e é luz ao mesmo tempo, isso significa que o amor apenas existe na luz, e vice-versa.
Aí já fica fácil de entendermos melhor muita coisa.
Em primeiro lugar, fica claro que não pode existir verdadeira amizade entre pessoas más ou que se unem para fazer o mal.
O mal é escuridão, é treva, é o oposto da luz.
Todo relacionamento que tem como base o mal foge da lógica da amizade, que, como vimos, é comunicação de bens, e todo o bem é bom, é luminoso.
É impossível existir um bem que seja mal.
Vou repetir para você não esquecer: não pode existir verdadeira amizade entre pessoas más ou que se unem para fazer o mal.
Não é preciso pensar muito para que outra pergunta surja logo em nossa cabeça: que tipo de bem eu tenho comunicado aos meus amigos?
Melhor ainda: será que eu estou, de verdade, comunicando algum bem aos meus amigos, ou seja, partilhando com eles coisas que enriqueçam o nosso relacionamento?
Ou, ao contrário, muitas vezes, eu tenho dado mais ênfase para a escuridão por meio do que falo, do que vivo e do que estimulo o outro a fazer e viver?
É tempo de retomada, de dar a volta por cima e colocar a vida de novo no caminho certo.
Faço um convite para você: sejamos verdadeiros amigos de nossos amigos.
Vamos comunicar bens que sejam bons de verdade, luminosos, que testemunhem o Deus, que é todo luz e todo amor.
Peçamos o auxílio do Senhor:
Senhor, a amizade precisa ter raízes em Ti para que possa ser verdadeira. Somente em Ti e a partir de Ti tudo pode ser construído com bases sólidas, firmes, duradouras, com destino à eternidade.
Sim, Senhor, ensina-me a ser verdadeiro amigo de meus amigos.
Aumenta o desejo de meu coração em perseguir este objetivo com todas as minhas forças.
Da-me a graça de resplandecer em minha vida e através dos bens que comunico toda a Tua Luz, que cura de todo o mal!

Leonardo Meira/Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário