No
primeiro dia de aula nosso professor se apresentou aos alunos, e nos
desafiou a que nos apresentássemos a alguém que não conhecêssemos ainda.
Eu fiquei em pé para olhar ao redor quando uma mão suave tocou meu
ombro. Olhei para trás e vi uma pequena senhora, velhinha e enrugada,
sorrindo radiante para mim. Um sorriso lindo que iluminava todo o seu
ser. Ela disse:
-"Ei,
bonitão. Meu nome é Rosa. Eu tenho oitenta e sete anos de idade. Posso
te dar um abraço?" Eu ri, e respondi entusiasticamente:
- "É claro que pode!", - e ela me deu um gigantesco apertão.
Não resisti e perguntei-lhe:
- "Por que você está na faculdade em tão tenra e inocente idade?", e ela respondeu brincalhona:
- "Estou
aqui para encontrar um marido rico, casar, ter um casal de filhos, e
então me aposentar e viajar." - "Está brincando", - eu disse.
Eu estava
curioso em saber o que a havia motivado a entrar neste desafio com a
sua idade, e ela me falou: - "Eu sempre sonhei em ter um estudo
universitário, e agora estou tendo um!"
Após a aula nós caminhamos para o prédio da união dos estudantes, e dividimos um milkshake de chocolate.
Nos tornamos amigos instantaneamente. Todos os dias nos próximos três meses nós teríamos aula juntos e falaríamos sem parar.
Eu ficava
sempre extasiado ouvindo aquela "máquina do tempo" compartilhar sua
experiência e sabedoria comigo. No decurso de um ano, Rose tornou-se um
ícone no campus universitário, e fazia amigos facilmente, onde quer que
fosse.
Ela
adorava vestir-se bem, e revelava-se na atenção que lhe davam os outros
estudantes. Ela estava curtindo a vida! No fim do semestre nós
convidamos Rose para falar no nosso banquete de futebol. Jamais
esquecerei o que ela nos ensinou.
Ela foi apresentada e se aproximou do podium.
Quando ela começou a ler a sua fala, já preparada, deixou cair três, das cinco
folhas no chão. Frustrada e um pouco embaraçada, ela pegou o microfone e disse simplesmente:
-
"Desculpem-me, eu estou tão nervosa! Eu não conseguirei colocar meus
papéis em ordem de novo, então deixem-me apenas falar para vocês sobre
aquilo que eu sei."
Enquanto nós ríamos, ela limpou sua garganta e começou:
- "Nós não paramos de jogar porque ficamos velhos; nós nos tornamos velhos porque paramos de jogar.
Existem somente quatro segredos para continuarmos jovens, felizes e conseguir o sucesso.
Primeiro você precisa rir e encontrar humor em cada dia.
Segundo,
você precisa ter um sonho. Quando você perde seus sonhos, você morre.
Nós temos tantas pessoas caminhando por aí que estão mortas e nem
desconfiam!
Terceiro,
há uma enorme diferença entre envelhecer e crescer. Se você tem
dezenove anos de idade e ficar deitado na cama por um ano inteiro, sem
fazer nada de produtivo, você ficará com vinte anos. Se eu tenho oitenta
e sete anos e ficar na cama por um ano e não fizer coisa alguma, eu
ficarei com oitenta e oito anos. Qualquer um, mais cedo ou mais tarde
ficará mais velho. Isso não exige talento nem habilidade, é uma
consequência natural da vida. A ideia é crescer através das
oportunidades.
E por
último, não tenha remorsos. Os velhos geralmente não se arrependem por
aquilo que fizeram, mas sim por aquelas coisas que deixaram de fazer. As
únicas pessoas que tem medo da morte são aquelas que têm remorsos." Ela
concluiu seu discurso cantando corajosamente "A Rosa".
Ela
desafiou a cada um de nós a estudar poesia e vivê-la em nossa vida
diária. No fim do ano Rose terminou o último ano da faculdade que
começara há tantos anos atrás.
Uma
semana depois da formatura, Rose morreu tranquilamente em seu sono. Mais
de dois mil alunos da faculdade foram ao seu funeral, em tributo à
maravilhosa mulher que ensinou, através de seu exemplo, que nunca é
tarde demais para ser tudo aquilo que você pode provavelmente ser, se
realmente desejar.
Estas palavras têm sido divulgadas por amor, em memória de Rose. Uma grande mulher. Na verdade um grande ser humano.
LEMBRE-SE:
ENVELHECER É INEVITÁVEL,
MAS CRESCER É OPCIONAL! Fonte: Rainha da Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário