Três Conselhos Importantes- Leia
Um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia de favores
num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta para a
esposa:
"Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe,
arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te
uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe,
só peço uma coisa, que você me espere e enquanto eu estiver fora, seja
FIEL a mim, pois eu serei fiel a você. "
Assim sendo, o jovem saiu.
Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava
precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda.
O jovem chegou e
ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um
pacto com o patrão, o que também foi aceito.
O pacto foi o seguinte:
"Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o senhor me dispensa das minhas obrigações.
EU NÃO QUERO RECEBER O MEU SALÁRIO. Peço que o senhor o coloque na poupança até o dia em que eu for embora.
No dia em que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho".
Tudo combinado. Aquele jovem trabalhou DURANTE 20 ANOS, sem férias e
sem descanso. Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse:
"Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa."
O patrão então lhe respondeu:
"Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem?
Eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora, ou LHE DOU TRÊS CONSELHOS e
não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu
não lhe dou os conselhos; se eu lhe der os conselhos, eu não lhe dou o
dinheiro. Vá para o seu quarto, pense e depois me dê a resposta.
Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe: "QUERO OS
TRÊS CONSELHOS." O patrão novamente frisou: "Se lhe der os conselhos,
não lhe dou o dinheiro."
E o empregado respondeu: "Quero os conselhos."
O patrão então lhe falou:
1. NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.
2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.
3. NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.
Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão
jovem assim: "AQUI VOCÊ TEM TRÊS PÃES, estes dois são para você comer
durante a viagem e este terceiro é para comer com sua esposa quando
chegar a sua casa.“
O homem então, seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.
Após primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou: "Pra onde você vai?“
Ele respondeu: "Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por essa estrada."
O andarilho disse-lhe então: "Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez e você chega em poucos dias...“
O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do
primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal.
Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.
Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou pensão à beira da estrada, onde pode hospedar-se.
Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir.
De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se
de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito.
Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho. Voltou, deitou-se e dormiu.
Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem lhe perguntou se
ele não havia escutado gritos durante a noite, e ele respondeu que sim. O
hospedeiro perguntou-lhe se não estava curioso a respeito, e ele
respondeu que não. O hospedeiro prosseguiu: “VOCÊ É O PRIMEIRO HÓSPEDE A
SAIR DAQUI VIVO, pois meu filho tem crises de loucura, grita durante a
noite... e quando o hóspede sai, mata-o e enterra-o no quintal.”
O
rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa.
Depois de muitos dias e noites de caminhada... Já ao entardecer, viu
entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os
arbustos a silhueta de sua esposa. Estava anoitecendo, mas ele pode ver
que ela não estava só.
Andou mais um pouco e viu que ela tinha
entre as pernas, um homem a quem estava acariciando os cabelos. Quando
viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a
correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade. Respirou fundo,
apressou os passos, quando lembrou-se do terceiro conselho. Então parou,
refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte
tomar uma decisão.
Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele pensou:
"NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE. Vou voltar para o meu
patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes, quero dizer a
minha esposa que eu sempre FUI FIEL A ELA".
Dirigiu-se à porta da
casa e bateu. Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira em
seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não
consegue. Então, com lágrimas nos olhos lhe diz: "Eu fui fiel a você e
você me traiu..."
Ela espantada lhe responde: "Como? Eu nunca lhe
trai, esperei durante esses vintes anos!" Ele então lhe perguntou: "E
aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?"
"AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO. Quando você foi embora, descobri que estava
grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade.“ Então o marido entrou,
conheceu, abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história, enquanto a
esposa preparava o café.
Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão.
APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão
e, ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte
anos de dedicação!
Muitas vezes achamos que o atalho "queima etapas" e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade...
Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos
nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará...
Outras vezes, agimos por impulso, na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois....
Espero que você, assim como eu, não se esqueça desses três conselhos e
que, principalmente, não se esqueça de CONFIAR em DEUS... (mesmo que a
vida, muitas vezes já tenha te dado motivos para a desconfiança).
Outra coisa....
Não guarde essa mensagem numa pasta, envie para seus amigos. Não perca a
oportunidade de fazer (mais) feliz o dia de alguém, pois esta bela
história nos instiga à boas atitudes em situações extremas.
Forte abraço e que Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário