Escrito por Dom Pedro Brito Guimarães
Ter, 10 de Julho de 2012 16:17
Aqui, em
Palmas, ultimamente, só se respira missão. Durante o processo de
preparação para o 3º Congresso Missionário Nacional, convencionamos
chamar Palmas de “Casa da Missão do Brasil”. É que todos os caminhos
missionários do Brasil apontam para Palmas. Conseguimos, mesmo às duras
penas, colocá-la no mapa da missão. Agora, na reta final da contagem
regressiva, faltando apenas três dias para a abertura do referido
Congresso - tempo de respiro, de suspiro e de transpiro -, vamos agora
trabalhar com outra imagem: “Palmas, pulmão missionário do Brasil”.
Perdoe-me
a minha ignorância, mas concretamente, não me recordo de alguém que já
comparou a missão da Igreja como a de um pulmão no corpo da maioria dos
vertebrados. Paulo falou do corpo (1Cor 12,12). Santa Teresinha disse
que a Igreja tem um coração e que este coração é o amor. Se alguém ainda
não fez esta comparação, a faço agora, com toda liberdade e humildade.
Como o pulmão, principal órgão do aparelho respiratório, a missão
exerce, na Igreja, função semelhante. Assim como acontece com o pulmão
no corpo, a Igreja respira e vive com o pulmão da missão. A missão
oxigena, filtra, purifica, elastece, dilata e faz circular os bens da
salvação para o pleno funcionamento do corpo eclesial.
O ar
puro, limpo e sadio da harmonia, da sintonia e da unidade, proveniente
do sopro da vida do Espírito Santo, que renova a face da terra, passa
por este pulmão chamado missão. Para percorrer o mundo e cumprir o
mandato missional de Jesus: - “como o Pai me enviou, assim eu vos envio”
(Jo 20) -, a Igreja precisa deste pulmão limpo, sadio e em pleno
funcionamento. Neste sentido, assim se expressou recentemente o papa
Bento XVI: “o dinamismo missionário vive - e vive somente - se existe a
alegria do Evangelho, se estamos na experiência do bem que vem de Deus e
que deve e quer se comunicar”.
Esperamos
que o sopro de vida do Espírito Santo inspire a Igreja a sair deste
Congresso, em Palmas, para o Brasil, sem fronteiras, respirando um novo
ar missionário.
*Dom
Pedro Brito é arcebispo de Palmas e presidente da Comissão Episcopal
para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário