quarta-feira, 11 de julho de 2012

Contagem regressiva para o Congresso Missionário Nacional

Escrito por POM   
Qui, 05 de Julho de 2012 14:47
Faltam exatamente sete dias para a realização do maior evento promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), e a arquidiocese de Palmas em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conselho Missionário Nacional (Comina), e o Centro Cultural Missionário (CCM): o Congresso Missionário Nacional (CMN), sediado na capital do Tocantins nos dias 12 a 15 de julho.
Tendo como tema "Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II" e como lema "Como o Pai me enviou, assim eu vos envio", esta terceira edição do CMN tem como objetivo principal preparar o Brasil para a participação no 4º Congresso Missionário Americano que também é o 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM4/Comla9), que acontecerá na Venezuela em 2013. "Somos convidados e desafiados a fazer nossa parte como Igreja missionária. Para refletirmos juntos sobre nossa caminhada neste mundo secularizado e pluricultural, promovemos o 3º CMN", afirmou padre Camilo Pauletti, diretor das POM e presidente executivo do congresso.
Cerca de 600 pessoas de todo o país devem participar do congresso. "Cada diocese tem uma quantidade de vagas proporcional ao seu tamanho, de forma a atingir a meta de 600 delegados. A arquidiocese de Palmas, por sediar o evento, contará com 40 vagas", informou padre Fábio Gleiser, secretário executivo do CMN. Para acolher todas estas pessoas, que não terão despesas com alimentação e deslocamento, a organização do congresso está contando com a colaboração de todas as paróquias da cidade de Palmas.
Estrutura e preparação
Para a realização deste evento,  foram montadas duas equipes de preparação: uma sediada em Brasília, articulando os delegados do Brasil; e outra sediada em Palmas, cuidando da estrutura. Desde janeiro deste ano a equipe sediada em Palmas, com cerca de 100 integrantes, sob a coordenação de padre Fábio Gleiser, reúne-se e desenvolve as atividades necessárias para a recepção dos missionários.
Entre estas atividades, destacou-se a Semana Missionária, realizada na última semana do mês passado, na qual as diversas paróquias se envolveram em ações missionárias e espirituais para entrar no clima do congresso. A Semana Missionária teve seu cume no dia 30, com a celebração dos 50 anos de sacerdócio de monsenhor Rui Cavalcanti Barbosa, na Casa de Maria. "Foi o próprio monsenhor Rui quem pediu esta Semana Missionária. Após tantos anos dedicados a Deus, só podemos agradecer por esta vocação missionária acertada", relatou dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas e presidente de honra do CMN.
Ainda no dia 30, aconteceu uma tarde de formação sobre o Instrumento de Trabalho do congresso, na qual o arcebispo dom Pedro instruiu os delegados da arquidiocese de Palmas sobre a temática do CMN.
A última atividade pré-evento será uma vigília de oração no dia 11 (quarta-feira), na Casa de Maria Rainha da Paz (106 Sul), após a celebração das 19h30.
Programação
O 3º CMN acontece no Colégio Marista (110 Sul). No dia 12 (quinta-feira), a sessão de abertura será às 18h. No dia 13 (sexta-feira), haverá um painel temático e mutirões de reflexão, que continuam no dia 14 (sábado). Neste dia, há celebrações nas paróquias onde os delegados são acolhidos. E, no dia 15 (domingo), acontece a sessão de encerramento com a apresentação dos mutirões e a celebração de envio.
Histórico dos Congressos Missionários Nacionais
O 1º CMN foi realizado em Belo Horizonte - MG, de 17 a 20 de julho de 2003, e teve como tema "Anunciar o evangelho da paz a partir da pobreza, da alteridade e do martírio".
O 2º CMN foi realizado em Aparecida - SP, em 2007, e teve como tema "Missão ad gentes como missão para a humanidade".
Paróquias que acolhem o os delegados do CMN  

Bom Pastor (605 Norte): 27 delegados do RJ
Catedral do Divino Espírito Santo (Praça dos Girassóis): 9 delegados de SC
Coração de Maria (305 Sul): 16 delegados do RS
Cristo Rei (405 Norte): 36 delegados do GO-DF-TO
Dom Orione (904 Sul): 26 delegados do ES-MG
Jesus de Nazaré (305 Norte): 36 delegados do GO-DF-TO
Mãe Rainha (1103 Sul): 25 delegados do MT
Nossa Senhora Aparecida (Taquaralto): 35 delegados de SP
Nossa Senhora das Mercês (Bela Vista): 36 delegados de SP
Nossa Senhora de Fátima (308 Sul): 24 delegados do AM-RR
Nossa Senhora do Carmo (108 Norte): 25 delegados do PR
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Aureny IV): 27 delegados do MA
Santa Filomena (210 Sul): 12 delegados do RS
Santa Teresinha (504 Norte): 20 delegados do PR
Santo Antonio (110 Sul): 21 delegados do PI
Santo Antonio (Aureny III): 37 delegados do AP-PA
Santo Expedito (Santa Bárbara): 18 delegados do MS
São Cristóvão (403 Sul): 18 delegados do AC-RO e 16 delegados do CE
São Francisco (Aureny II): 35 delegados do AL-PE-PB-RN
São João Batista (1106 Sul): 20 delegados do ES-MG
São José (604 Sul): 20 delegados do SE-BA
São Judas (105 Norte): 6 delegados de SC
Mais informações no site: www.pom.org.br/congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário