O mérito não está na grandeza ou na pequenez da nossa oferta a Deus, mas sim em como a fazemos. No Evangelho de hoje, São Marcos nos diz que os
escribas e fariseus faziam ostentação de sua suposta bondade. Davam
esmolas, tocavam a campainha, rezam em frente ao templo e em tom de
grandiosidade ocupavam os primeiros lugares, etc.
Logo a seguir, a Palavra nos conta a
história da viúva que, dando a menor das moedas, dava tudo o que tinha.
Foi uma atitude que Jesus apreciou e dela fez o elogio aos seus
discípulos. A esmola da viúva, modesta no seu valor, foi a de maior
significado. A misericórdia é uma virtude moral pela qual uma pessoa se
dedica à outra com compaixão, dando ajuda espiritual e material à medida
de suas posses.
Jesus critica os intelectuais da classe dominante, que transformam o saber em poder, aproveitando-se da própria situação para viver ricamente à custa das camadas mais pobres do povo. Disfarçando tal exploração com orações, isto é, com motivo religioso, tornam-se ainda mais culpados.Enquanto os doutores da Lei " exploram as viúvas e roubam suas casas", uma viúva pobre deposita noTesouro do Templo "tudo o que possuía para viver". È o único fato positivo que Jesus vê em Jerusalém. Por isso proclama solenemente esse gesto( " eu garanto a vocês" ), em contraposição à solenidade ostensiva dos ricos. Mostra, assim, o significado dessa oferta: as relações econômicas que devem vigorar numa sociedade que crê em Deus, são as relações de doação total, que deixa as próprias seguranças, e não as relações baseadas no supérfluo.Jesus sabe daquilo que nós podemos doar. Ele acredita no nosso potencial e preparou muitas coisas que somente nós podemos resolver.
Mas nós ainda não demos tudo o que podíamos e, por isso, continuamos
amarrados e infelizes. Não sejamos egoístas, mas generosos. Diga o seu
‘sim’ e dê tudo aquilo que você pode e deve dar. Siga o exemplo da viúva
e veja como ela agradou a Deus. Se assim fizer, também a sua oferta
será agradável a Ele." Dá do pouco que se tem pra quem tem menos ainda,enobrece o doador,faz sua alma ainda mais linda".Louvor e Glória ao Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário