ALMA DE MULHER
No objetivo de buscar o papel da mulher no mundo,
o caminho escolhido foi minha vida, vista e analisada pela alma e coração
femininos.
Quando criança, já sentia como são
diferentes os caminhos das pessoas. Pobres e ricos, crentes e ateus, feios
e bonitos, saudáveis e imperfeitos. Um mundo cheio de cores, alegres
e tristes. E eu desejava muito entendê-lo. Olhava-me e ignorava
o sentido de minha existência. Mas sentia-me bem, assim como era.
Meus cabelos cacheados que me cobriam os ombros me enchiam de orgulho.
Pela manhã, os escovava, tratando-os como a um tesouro. Minha alma
feminina já se manifestava em pequenas coisas. Emocionava-me com
facilidade e não raro derramava lágrimas por algo que via
ou presenciava. Alma de mulher.
Nos longos recreios na escola eram constantes minhas
visitas a gruta de Nossa Senhora e ali... Sentia-me feliz. Aquela mulher,
de rara beleza me fascinava e me orientava. Tinha um amor imenso por aquela
mulher. Jovem e corajosa que gerou, amamentou, ensinou os primeiros passos
a Jesus. Sim, eu a amava muito e gostava de partilhar com ela o imenso
privilégio de ser mulher. Um dia, pensava eu, ainda faria algo
forte, algo de que pudesse me orgulhar. Algo para deixar sementes e brotar
minha presença neste mundo. Alma de mulher.
Minha mãe era rainha naquela bonita casa. E
eu... Eu a achava linda... Mãe de oito filhos,sabia se conduzir
com força e determinação, dispensando a cada um a
real necessidade que se fazia presente. Ocupava em meu coração
infantil um lugar que ninguém mais haveria de conquistar. Segurava
suas mãos, sabendo que me levariam por um justo caminho. Seguia
seus passos, certos e firmes e admirava-a mais do que nunca, dividindo
suas horas nos afazeres domésticos e em seus cuidados com o lar.
A delicadeza feminina. Alma de mulher.
Mas, seria isto o que se espera de uma mulher? Fui
crescendo, olhos atentos, mãos explorando, visitas contínuas
a Nossa Senhora. Não... jamais poderia imaginar a luz que recebi
de Minha Mãe. Procurava incessantemente meu lugar. Estudava, lia
tudo que me passava pelas mãos. Mudei de rumo muitas e muitas vezes,
mas sempre a alma feminina, ansiosa, misteriosa e terna, dirigia meus
mais importantes momentos. Alma de mulher
Finalmente terminei meus estudos em profissão
não tão feminina. Ao menos pensava assim, tendo como universo
o mundo que se descortinava a minha frente. Mas a imagem daquela Nossa
Senhora jamais me abandonou. Trazia-me uma força traduzida na minha
vontade de marcar o meu caminho com flores, muitas flores. Flores com
seu aroma, sua mensagem, sua cor, seu sentido, purificando as mãos
daqueles que as tocam. Um mundo visto por meu coração. Alma
de mulher.
Nesta fase de minha vida já começava
a compreender a importância de ser mulher. Colocar nos corações
toda vida emocional que vibra no sangue de cada um. Olhava-me e não
identificava mais aquela menina franzina e temerosa dos velhos tempos.
E os sonhos onde estariam eles? Escondido em algum canto de meu coração.
Mas não estavam perdidos. Acalento-os até hoje e muitos...
Estes os realizei. Alma de mulher.
Tornei-me mãe e meus filhos muito me ensinaram.
Aprendi a esquecer, perdoar, não permanecer em queda, pois muito
ainda haveria de lutar. Conheci a beleza de ter em meus ombros a tarefa
de carregar seres que muito amo. Trabalho gerando flores, lágrimas
que caem numa canção, sorrisos que brotam dos lábios
de meus filhos. Tudo em perfeita harmonia. Impossível ser feliz
sem vê-los igualmente felizes. Alma de mulher
Abri então meu coração, entendendo
que ser feliz é muito mais. É compreender a verdadeira missão
a que nos foi destinada. Trazer ao mundo o toque delicado das mãos
femininas, no cuidado, no amor, no trabalho. É dizer não
a violência que insiste em se alastrar, é pagar com sorriso
a lágrima que insiste em cair, é gostar do amargo porque
nele também podemos perceber o doce. Ser mulher é saber
calar e falar com o coração. É poder se comunicar
sem nem mesmo usar a palavra. É ter a tarefa de decidir com força
e determinação, sentindo em nossas mãos o peso da
decisão. Alma de mulher.
Finalmente em minha jornada encontrei a Deus. E pude
amá-lo de forma intensa e maravilhosa. Pude senti-Lo nos momentos
mais amargos e pude partilhar com Ele minhas alegrias. Pude enfim encontrar
o amor infinito de Deus e pude amá-lo com alma de mulher.
de Maria Cristina Moreira
Safadi |
|
quinta-feira, 8 de março de 2012
Homenagem Especial a todas as Mulheres!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário