Um mestre da Lei de Moisés reconhece
Jesus como Mestre e, tentando acalmar a discussão que se tinha
levantado à volta do Senhor, interroga-O: “Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?”.
Partimos do princípio de que os escribas
eram intelectuais, conhecedores profundos e pormenorizados dos textos
da Lei de Moisés. Sendo assim, Jesus , olhando bem para aquele homem ,
poderia até se questionar: “Como é possível este escriba não saber qual
é o maior mandamento da Lei?”. Mas, mesmo assim, Jesus lhe responde:“Escuta Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o
Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a
tua mente e com todas as tuas forças. E o segundo mais importante é
este: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Não existe outro mandamento mais
importante do que esses dois” (Marcos 12,29-31). Jesus, fazendo uma análise da figura desse escriba e de seu interesse, chega à conclusão de que ele “não está longe do Reino de Deus”.Neste Evangelho é apresentado a base da vida do cristão: amar a Deus de todo o coração e o próximo como a si mesmo. A prática desses mandamentos demonstra que nossa vida está a serviço de Deus, e não de ídolos.O dinamismo da vida é o amor que tece as relações entre os homens, levando todos aos encontros, confrontos e conflitos que geram uma sociedade cada mais justa e mais próxima do Reino de Deus.Louvor e Glória ao Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário